segunda-feira, 11 de agosto de 2025

" Na idade da inocência", François Truffaut (1976) no Cinesesc

 


Fui porque já tinha comprado o ingresso,porque o dia não estava nada favorável a ir ao Cinesesc na rua Augusta, planalto de Sampa.

Os óculos eram pra esconder olheiras,
Porque sol mesmo não tinha


Tentei não ficar muito desarrumada, afinal o mundo não merece pagar pelo meu desânimo. Fui de mantinha nas costas e levei o coração (de quartzo rosa) fota do peito. Aquela história de "uns agostos por dentro" do Caio Fernando Abreu, vindo da friaca de fora.

Claro que valeu a pena, no cinesesc demore vale, especialmente se for para assistir a um filme clássico!

Foto da tela do Cinesesc 


"A idade da inocência" de Truffaut é um filme muito gostoso de ver, porque mostra aquilo que em geral gostamos de ver :as crianças agindo e reagindo no seu mundinho particular no meio do mundo adulto. Essa é uma diferença de postura para a história da infância a partir da segunda metade do século XX, o advento da História da criança. Nesse filme isso é evidente.

Crianças vivendo os conflitos com adultos e vencendo tantas vezes, porque são capazes de viver o tempo do instante com uma facilidade que adultos não conseguem mais.

Lembrei muito das discussões teóricas do meu pós doc, da experiência em escolas democráticas, meu oxigênio crianças século XX. Hoje me sinto como se tivesse sobrevivido a ele e já não acho mais os sentidos que achava antes. Enfim.

Se tiverem oportunidade, assistam ao filme, pode aquecer seu coração 💓 


Nenhum comentário: