domingo, 29 de junho de 2025

FIANDEIROS DO TEMPO

 


No dia 29 de junho eu fui ao teatro,num dia frio de sol  fui toda trabalhada nos tons de marrom 

Podia ter posto uma cor nesse look

É que eu estava num dia melancólico,mas nunca deixo o romantismo de lado

Ai de mim que sou romântica 😍 


Mas o importante é que tive  a oportunidade de assistir ao espetáculo "Fiandeiros do tempo" , a partir da iniciativa do projeto  "Palco Giratório", que é  uma ação nacional do Sesc voltada para o intercâmbio eca difusão da artes cênicas, uma iniciativa que busca a descentralização e democratização do acesso à produção cultural brasileira.
        

A peça escolhida veio do coletivo acreano Iluminar e conta a história de um ribeirinho e sua cultura às margens dos rios da Amazônia,interpretada pelo ator Vitor Onofre e músico Marcos Antonio no violão.


Enorme é a contribuição desse tipo de pesquisa para os estudos da cultura brasileira, especialmente os dedicados à história oral.


Candidata à foto do ano
Com instrumento tradicional 


Durante o espetáculo é apresentado "espanta-cão",um instrumento musical Popular do Acre. Vitor criado pelos seringueiros do Acre
Vitor Onofre nos conta que durante o ciclo da borracha,nas primeiras décadas do século XXI, a região da Amazônia ficou muito rica e procurou no nordeste mão de obra barata para trabalhar nos seringais.
Quando chegaram ao Norte, se sobreviveram a viagem violenta, os nordestinos quiseram logo tocar o seu forró. Não tendo um instrumento que proporcionasse o ritmo,criaram artesanalmente o espanta-cão com pau e cajado em firma de cruz e um ralador de milho. Atualmente esse instrumento já não é quase mais usado, mas por peças como está, não está esquecido.


Algumas fotos do espetáculo 
Vitor Onofre atuando 

Violão de Marcos Antonio

Em cena 

Espanta-cão atuahdo

Patrimônio imaterial do Acre 

Amor à sua terra

Com essa luz, toda foto fica linda

Detalhe vermelho 


Que maravilha junho me deixou antes de partir !