Em 30 de dezembro de 2025 eu assisti "Retratos Fantasmas" , do Kleber Mendonça Filho e fiquei muito emocionada.
É um documentário ficcional que mostra mais um pouco do amor do diretor pelo cinema e pelo Recife,como essas paixões surgem juntas e se auto alimentam,numa espécie de sinopse da biografia de Kleber.
Muito bonito.
O filme é dividido três partes , embaladas por 3 canções principais.
1- O BAIRRO SETUBAL : A história da família, a mãe historiadora, o apartamento cenário de memórias e cenografia dos primeiros filmes 🥰
Aqui temos a canção "Happy End" de Tom Zé, embalando a história de amor ao cinema e ao Recife.
2 A segunda parte, o cinema, com suas marquises, como narrador da história do Recife e o hábito de ir ao cinema, de frequentar as salas , conhecer quem faz acontece, o projetista seu Alexandre e como os cinemas foram desenhando a cidade em direção oposta ao centro ... Como aconteceu em todas as cidade no século XX.
Pra essa parte a trilho sonora é O meu sangue ferve por você ,do Sidney Magal, sobre um amor que se declara e sofre , é paixão!
3 A terceira e última parte é sublime, fala de significados e ressifnificações: igrejas católicas que viraram cinema para se adorar cineastas e depois viraram igrejas evangélicas : o cinema templo,o sagrado e o profano.
Pra esse final a trilha é Rise, do trompetista Alpert Herb, que o taxista ouve pra treinar e tocar trompete no carnaval de Recife, outra declaração de amor, enquanto conversa com Kleber, um fazedor de cinema. Achei GENIAL.
Depois, ao assistir a essa RESENHA do PHSantos,me emocionei novamente e conclui que :
Ter assistido essa pequena jóia há tão pouco tempo, influenciou na minha recepção de O agente secreto: embora tenha entendido melhor muitas coisas, não posso negar que gostei imensuravelmente mais de Retratos Fantasmas ... 🥺


























