domingo, 1 de março de 2009

Mil e uma noites: Refinamento da sexualidade!


Na semana passada eu assisti a defesa do mestrado de uma amiga em Letras Orientais. Ela estudou o discurso da sexualidade nas Mil e uma noites e outros textos da época, seu objetivo era enxergar como esses textos formaram uma idéia de sexualidade na cultura árabe... ela percebeu que para seu olhar ocidental, era evidente a diferença de perspectiva, pois naquela cultura não havia tantos pudores, desde os mitos de fundamento da cultura árabe...
Um lance bacana pacas...
Um tema me chamou a atenção especialmente, a busca por um refinamento da idéia de corpo que procurava o prazer -claro - mas o objetivo final era sempre tocar uma espera além do corpo, quando não se desejava um corpo, mas se desejava AQUELE CORPO... eis a paixão!
Bonito, clichê, óbvio, mas poucos buscaram pelo nascimento da expressão desse sentimento como elemento fundador de toda uma cultura!
Só o que eu tenho a dizer sobre isso é : MAS COMO DÓI!

Um comentário:

Unknown disse...

Cá, que bonito! Não sabia que tinha escrito sobre isso! Como sempre, você registrou com sensibilidade isso que é (sim, acredito que ainda seja..rs) a fundamentação das relações pessoais, na sociedade árabe! :)