![]() |
| Imagem criada pelo GEMINI |
Na resposta a uma carta enviada ao protagonista do romance :
"... fiquei bastante surpreso ao saber que o senhor entrou no poço. Devo confessar que também continuo sentindo forte atração por poços. (...) Chego a ter vontade de descer ao fundo quando percebo que está seco. Provavelmente espero encontrar alguma coisa lá dentro. Acho que tenho esperança de poder encontrar alguma coisa no fundo, ao ficar em silêncio, esperando. Naturalmente, não acho que poderei superar a minha vida fazendo isso . Estou velho demais para esperar algo assim. O que busco é algum significado para minha vida que se perdeu. Quero saber por que ela se perdeu, e o que a levou a se perder. Quero descobrir isso com meus próprios olhos. Se eu obtivesse essa resposta, aceitaria me perder mais ainda do que já estou perdido. Não sei quanto tempo ainda tenho pela frente,mas chego a pensar que se eu conseguisse obter essa resposta , aceitaria carrega esse fardo pesado pelo resto da vida . (" Carta do primeiro-tenente Mamiya a Toru Okada em "Crônica do pássaro de corda ", Haruki Murakami,p. 429-20)
Não sei bem,mas suponho que isso é um livro filosófico de verdade, onde a literatura nos leva a pensar e sentir, nada da filosofia de botequim de "A insustentável leveza do ser " ... Só acho!
Essa música é citada nessa parte do livro pois toca na lavanderia quando Toru Okada entra. Pedi a IA Gemini uma imagem sobre esse trecho, explicando que a carta foi escrita por um ex tenente japonês idoso a um japonês de 30 anos e como o conteúdo é simbólico e filosófico, misturando "fundo do poço " com procura pelo sentido da vida, a imagem não precisava ser muito literal. Eu adorei. Vocês gostaram do resultado?
Uma interpretação do chatgpt

