Comecei a ler hoje este livro e, pelo que entendi nele, se jogava futebol no final do século XIX, na Vázea do Carmo e em algumas chácaras do Bom Retiro, regiões que estavam "fora do perímetro urbano da cidade". Depois foram surgindo espaços para a prática do futebol na cidade, até a construção do ."monumental" Estádio Municipal do Pacaembu no fim da década de 1930, que representou um interesse do poder público em controlar esta prática esportiva. Mas antes disso, o primeiro dos 3 times que serão abordados no livro a aparecer na História foi o Palmeiras e sua "praça de esporte", como lemos nesse interessante trecho:
"... a sociedade Esportiva Palestra Itália realizou melhorias para transformar a tradicional praça de esportes em estádio. O primeiro projeto de estádio foi apresentado em setembro de 1920. Mas por toda a década seguinte, o Parque Antártica continuou funcionando como um campo de futebol no qual as arquibancadas eram improvisadas nos barrancos existentes nas laterais do campo, com os torcedores se mesclando às arvores. Em março de 1929, o clube apresentou um projeto de remodelação do Parque Antárctica que incluía uma sede social nova, a construção de um estádio com iluminação noturna, piscina, quadras de tênis e seção hípica."
Achei muito interessante essa descrição, especialmente porque eu morei a vida toda ao lado do que eu ainda chamo "Palestra Itália", mesmo já tendo visitado a bela grandiosidade do Allianz Parque agora, ver como tudo começou é demais! Eu amo História !
Nenhum comentário:
Postar um comentário