Foram deliciosas manhãs para eu voltar a USP e desenferrujar de eventos presenciais.
Contos da nova cartilha, Tolstói |
Em seguida ouvimos a emocionante fala de Karin Mellone sobre a autora de livros infantis Tatiana Belinky. Karin é da área do teatro e conheceu Tatiana, trouxe livrinhos, leu trechos, mostrou vídeos de peças infantis, foi a fala mais emocionante para mim. Porque ela leu um trecho delicioso de "A menina transplantada", livro meio autobiográfico de Tatiana, eu também comprei e recebi ontem
Quando chegou eu tinha acabado de sair do banho e fui logo fotografar |
Fiz um vídeo lendo esse texto mas não consigo mais postar vídeos aqui, então... |
Depois ouvimos Raquel Toledo, uma jovem pesquisadora de literatura russa que falou sobre escritoras russas que eu desconhecia.
(De cima pra baixo, da esquerda pra direita, palestrantes do dia: Isabel Lopes Coelho , Flávia Moino, Lúcia Hiratsuka e a dupla Daniela Montian e Erika Aoki) |
Isabel Lopes Colho falou sobre a experiência de ter editado os contos populares dos irmãos Grimm pela Coscac Naify, que é uma das obras que eu tenho mais afeição de tão linda. Porém o melhor foi que ela nos mostrou um livro que nunca chegou a ser publicado, mesmo que a obra estivesse pronta, porque a editora fechou, que é uma antologia de textos de Alexander Afanasyev, o desconhecido "irmãos Grimm russo", que também montou uma coletânea de contos populares , que foi a maior influência para obras de conhecidas de autores referenciais como "Morfologia do conto maravilhoso", escrita por Vladimir Propp. No fim desejamos que, um dia, essa ora chegue a ser publicada.
Depois continuamos a falar de Afanasyev, com Flávia Moino, que o pesquisou e nos introduziu a essa obra interessantíssima.
Representações de Baba-Yaga Personagem da cultura popular russa |
Algumas ilustrações de de Lucia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário