sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

SANTA MARIA, ESTRELA DO DIA ...



Pensando cada vez mais em Elomar, planejando escrever muitos posts sobre ele, eu achei um vídeo fenomenal sobre a referência a sonoridade medieval que nas músicas do sertanejo encontramos. A legenda deste vídeo no Youtube esclarece:
"O concerto Confissões reúne excertos do livro de Agostinho e mais algumas peças de compositores como J.Bach, Villa-Lobos, Elomar Figueira, dentre outros. Cada uma das peças é acompanhada da leitura de trechos das "Confissões", em que a música e a seleção da leitura estão condizentes e coerentes com a narrativa de Agostinho. Esse concerto é mais um dos elementos do projeto "Música & Literatura", Formado por: Petrônio Joabe,Elton Becker,Lana Sheila,João Omar
CANTIGA MEDIEVAL DE St.MARIA, D.Afonso X."
Ao escutar essa canção pensei que ela não me era estranha, a melodia era a mesma que Antonio Nóbrega - pesquisador da Cultura Popular pernambucana - citava em "Abrição de portas", primeira faixa do seu disco "Madeira que cupim não rói" ... Elomar é fortemente influenciado pela musicalidade trovadoresca, mas não só ele, toda nossa cultura popular! Esta é uma das graças da cultura: sozinha ela nunca exclui, apenas agrega e transoforma! Eu adoro História das Culturas!
Talvez no próximo eu volte a escrever mais diretamente sobre Elomar... veremos!

Nenhum comentário: