terça-feira, 11 de janeiro de 2011

WITTGENSTEIN PROFESSOR PRIMÁRIO...

Vocês podem imaginar que Ludwig Wittgenstein foi professor de escola primária no período entreguerras? Pois esta foi a verdade, entre 1920 e 1926 ele foi professor de crianças em idade de alfabetização, mas não foi o que podemos chamar de professor afetuoso, pois não tinha paciência alguma para ensinar e em 1926 vai a julgamento pelo tratamento dado a um aluno - o caso Haidbauer- afinal, para ele agreções físicas podiam até serem demonstrações de carinho (rs). Mas ele até copilou um inovador dicionário para crianças de escola primária "Wörterbuch für Volksschulen", o que foi estudado neste trabalho aqui.

Na época sua irmã teria declarado:
"Eu disse a ele...que imaginá-lo como professor de escola primária, com sua mente treinada para a filosofia, era para mim como imaginar uma pessoa usando um instrumento de precisão para abrir uma cratera. Ao que Ludwig respondeu com uma comparação que me fez calar: 'E você me faz pensar numa pessoa que olha através de uma janela fechada e não consegue explicar para si mesma os movimentos de um transeunte. Não sabe a tempestade que está caindo lá fora e nem que essa pessoa está tendo de fazer um enorme esforço para se manter de pé.' Foi então que eu entendi seu estado de espírito."
( Hermine Wittgenstein. In: Edmonds e Eidinow. O Atiçador de Wittgenstein.P.201)

Poxa, se Wittgenstein - um filósofo interessadíssimo nos estudos da linguagem- construiu para si mesmo uma alegoria de um transeunte sob a tempestade, em relação a aquisição da linguagem pelas crianças, isso acaba legitimando a ideia da minha pesquisa: É preciso atentar para as origens da ligação dos Homens com a linguagem se quisermos entender porque e como esta entidade chamada linguagem pode substituir ou mesmo anular a realidade...
Estou pensando demais nessas coisas...