Estou ouvindo a versão de 2013 de A Arca de Noé, e que emoção!
Pelo que se sabe, "foi em 1950 que Vinicius de Moraes "Começou a escrever, sem a preocupação reuni-los em livro, poemas infantis inspirados na Biblia. Salvo um ou outro, como o dedicado a São Francisco de Assis, os poemas tinham como base a história de Noé e sua arca ... " Sendo seu último projeto em vida o de transformar estes poemas em música, que virou disco postumamente, sei de uma canção que foi gravava em 1956 por Paulo Soledade, mas que acabou ficando de fora do disco, mas talvez tenha sido o primeiro registro de que aqueles poemas foram compostos para serem canções (a cara do Vinicius isso!)
Com isso, reparem, estamos pensando cerca de trista anos para a realização do projeto! Quem, como Vinicius, "perderia" tanto tempo na produção de um objeto cultural para crianças, sabendo que a infância é tão transitôria, quando se vê, já passou ...
São referências assim que eu quero na minha tese : só me interessam os adultos que respeitam as crianças, que não desconsideram sua sabedoria e perspectiva de vida!
Quem quer saber mais sobre a história de A Arca de Noé, ouça este programa maravilhoso, um dos episódios em homenagem ao centenário do poetinha, que está disponível neste link da rádio Cultura AM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário