terça-feira, 16 de julho de 2019

Mostra de Cinemas Africanos 2019 : Alguns curtas metragens - Domingo, 14 de julho

No domingo, dia 14 de julho, fui para assistir 2 filmes, mas acabei vendo também mais três, num recorte sobre a temática do Afro futurismo: muito impactantes!
"As Espadas"[Kasaki Ya Suda] (França), dir. Cédric Ido, 2011
As Espadas foi meu filme favorito na mostra, num futuro distópico, por volta de 2100, o aquecimento global causo terríveis secas, levando a escassez de comida e lutas, que são abordadas centralmente no filme. No filme, as lutas unem tradições ancestrais africanas à tradição dos samurais em cenas inesquecíveis. Que filme sensacional!
"O Africano Que Queria Voar" [The African Who Wanted to Fly] (Gabão/França/Bélgica/China), dir Samantha Biffot,2007
O africano que queria voar é um documentário sobre a vida de Luc, um gabonês apaixonado por Kung Fu  desde criança , que chegou a ir a China, ganhar prêmios, ser reconhecido. é  a história de um africano de sucesso.

Na segunda parte de exibições, vi mais três filmes
"Afronautas" [Afronauts] (Estados Unidos), dir Nuotama Bosomo, 2014
Afronautas é um filme rápido, inspirado em uma história real, sobre o desejo africano de   ganhar o espaço e as tentativas frustradas que quase ninguém conhece, nem mesmo na África.
"Gagarine" (França), dir Fanny Liatard e Jéremy Trouilh, 2015
 Gagarine  é mais um filme sobre o imaginário espacial para os imigrantes africanos na França, contando a história de um deles, Youri  de 20 anos,  que mora num condomínio construído por Yuri Gagarin, que visitou o local na década de 1960 e que seria demolido no primeiro semestre de 2019, demolindo as memórias de sua infância, pois já não há nave espacial salvadora. 
"Pumzi" (Quênia), dir Wanuri Kahiu, 2009
Pumzi é o filme mais poético que vi na mostra, mostrando um cenário futurista, mas  pós apocalíptico  onde os recursos são escassos e nada parece funciona, porém o filme insiste em deixar um feixo de esperança no espectador.

Assim foi minha passagem pela mostra, sai tão feliz e satisfeita, como faz tempo que ficava!
Eu feliz, com o catálogo da mostra




Nenhum comentário: