Entre os dias 27 e 29 de outubro eu ministrei um minicurso online sobre a contestação da História proposto pelas estórias rosianas da década de 1960.
Eu realmente me preparei para o curso, estudei minha trajetória de estudos rosianos, montando três aulas sobre o livro Tutaméia de Guimarães Rosa, uma mais teórica e relacionada ao primeiro capítulo da minha dissertação (2009), outra tratando mais sobre como este tema aparece nos Cadernos Manuscritos do Fundo IEB/JGR e a terceira sobre a estória "Palhaço da boca verde", que aborda diretamente o tema.
Um desafio foi a aula online.Testei antes com um amigo e na hora, tecnicamente, deu tudo certo porque tinha as aulas (e slides) prontos, mas a aula é solitária demais. Eu expunha em saber se eles estavam acompanhando. Estranho achei, mas é o que temos.
A aula que eu mais gostei de ministrar foi a segunda, eu realmente amo os Cadernos rosianos. Mas a terceira também foi boa, deu para me comunicar com os alunos, teve uma conversa e foi tão boa que a monitoria teve que dizer que ultrapassamos muito o horário final! (rs). Muito bom. Como imaginei, a maioria sabia pouco de Rosa, foi meio que uma introdução ao autor. Espero ter despertado o interesse, enfim. Como acompanharam eu me preparei muito pra esse curso, me dediquei e foi um prazer na minha quarentena. A única coisa ruim foi a instabilidade da rede de internet, nunca tinha segurança de que ia ter rede pra dar aula, isso me deixou bem tensa e quando acabou hoje foi um alívio tão grande que simplesmente cai exausta. E feliz. Vou até pensar em divulgar o Rosa, sei lá, numa live, será que alguém teria interesse? Quem sabe!
Bibliografia aula 1 |
Bibliografia aula 2 |
Bibliografia aula 3 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário