domingo, 22 de fevereiro de 2009

Capitães da Areia

Ambientado em Salvador, ou "Cidade da Bahia", no início do século XX. Nele lemos a história dos meninos abandonados que moram nas ruas. Antes do começo do livro temos uma representação de reportagens de jornal sobre a vida dos meninos que nos dá a impressão de que o livro vai se contruir sobre dor e as limitações da vida deles... mas não é isso que observamos no romance, observamos também o despertar para a vida...
Uma personagem que sempre me chamou a atenção é o Volta Seca - o menino que tinha vindo do sertão - que quando voltou ao seu lugar de origem nos proporcionou um dos momentos mais interessantes do livro (pelo que me lembro, eu li em 1993, quando eu tinha 13 aninhos ...)
Volta Seca é um encantado com Lampião,segue pra servir no seu exército, mas acaba sendo perseguido e morto, depois de ter matado muitos...
O cangaço oferecia a guerra, a capacidade de guerrear, a polícia, aos fazendeiros, a quem oferecesse melhor preço a cada momento, e como isso era pouco ou nada divulgado, grande parte da população achava que ele era o seu líder ideal, o rei dos cangaceiros!
Esse movimento acabou com a implantação do Estado Novo de Getúlio Vargas, quando foi preciso controlar todo foco de desodem... mas os sertanejos não tinham essa visão na época, como encontramos no romance de Jorge Amado:

"Agora é o sertão. Perfume das flores do sertão. campos amigos, aves amigas, magros cachorros nas portas das casas. Velhos que parecem missionários indianos, negros de longos rosóarios no pescoço. Cheiro bom de comidas de milho e mandioca. Homens magros que lavram a terra para ganhar mil e quinhentos dos donos da terra. Só a caatinga é que é de todos, porque Lampião libertou a caatinga, expulsou os homens ricos da caatinga, fez da caatinga a terra dos cangaceiros que lutam contra os fazendeiros. O herói Lampião, herói de todo o sertão de cinco Estados. Dizem que ele é criminoso, um cangaceiro sem coração, assassino, desonrador, ladrão. Mas para Volta Seca, para os homens, as mulheres e as crianças do sertão é um novo exército. Porque a liberdade é como o sol, o bem maior do mundo. E Lampião luta, mata, deflora e furta pela liberdade. Pela liberdade e pela justiça para os homens explorados do sertão imenso de cinco Estados: Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O sertão comove os olhos de Volta Seca. O trem não corre, este vai devagar, cortando as terras do sertão. Aqui é tudo lírico, pobre e belo. Só a miséria dos homens é terrível. Mas estes homens são tão fortes, que conseguem criar beleza dentro da miséria. Que não farão quando Lapeão libertar toda a caatinga, implantar a justiça e a liberdade?..."

Jorge Amado. Capitães da Areia. Rio de Janeiro: Record. 1993. P.211