terça-feira, 13 de outubro de 2020

" E não havia mais neve... ”, Senegal, 1965, direção Ababacar Samb-Makharram


O filme conta a história de um jovem senegalês que regressa da França e se vê diante de todos os dilemas dos que um dia deixaram sua terra natal. Ainda pertence àquele lugar? Aquele país ainda lhe atrai? Mais que a Europa?
Em preto e branco, e filme é bem agradável de assistir, adorei a trilha sonora, em alguns momentos me lembrou os sons de clássicos de Hollywood (como o E o Vento Levou), em outros mais sessentista, um som mais animado, gostei muto de ouvir o filme. 

Quando assisti lembrei muito do belíssimo,musical, colorido, mas também angustiante pelo sentimento de estrangeiridade na terra natal,  "Heremakono" (2002) de Abderrahmane Sissako, filme que comentei aqui ,mas mesmo tão antigo, o filme de  Ababacar Samb-Makharram me pareceu muito mais leve, tem certo humor de fundo, o que eu realmente gosto nos filmes e na vida, afinal nada é tão sério assim! 

Pelo que entendi esse tema do sentimento de estrangeiridade é comum na história dos cinemas africanos, muitos realizadores não saíram, depois voltaram a terra natal? Pois ...

Ouvi falar desse filme no curso sobre Cinemas Africanos, com o professor Marcelo Ribeiro e fiquei bem feliz em saber que ele está disponível no Youtube, ai assisti e gostei muito. 

 ALERTA DE SPOILER 
 Adorei a interpretação do professor para o desfecho do filme, quando a antiga namorada, que provavelmente nunca saiu de Senegal, pergunta ao que está de regresso se existe neve negra, então ele lhe responde que não existe, mas se ela quiser, ele fabricará para ela!  Para o professor, a partir desta cena, podemos pensar que não há  origem alguma que não na invenção constante desta origem, que segundo ele, é a proposta mesma dos cinemas africanos  emergentes. Achei belíssimo.  Lembro que no fim da aula aplaudi aqui sozinha no meu quarto, foi muito especial aquela aula!


Ainda não sou capaz de analisar um filme africano como ele merece, mas tô aprendendo, e muito !