terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Instrumental Sesc Brasil : Túlio Araújo

Imagem de divulgação Túlio Araújo

Ontem, no Instrumental Sesc Brasil, tivemos o pandeirista mineiro Túlio Araujo e sua banda instrumental , Deangelo Silva no piano, Felipe Vilas Boas na guitarra e Frederico Heliodor no baixo, formando um quarteto de jazz de responsa! A platéia não estava  cheia e calorosa com Túlio, e parecia ser composta de músicos, em sua maioria, embora tivesse gente que aplaudia  no meio da peça, faz parte.
O melhor é que  Túlio  mostra uma releitura do pandeiro, bastante inusitada  porque  tenta ouvir e tocar o pandeiro como um instrumento de base na música instrumental, por isso que o som que ele faz com o grupo se assemelha mais a um som puro  de Jazz do que uma roda de choro ou um forrozinho pé de serra. Mas essa origem nunca é nagada, ele ainda explica quem começou essa mudança na apresentação do pandeiro não foi ele, mas tem muita influência norte americana e, no Brasil, seu mestre é Marcos Suzano, que teria ouvido o pandeiro de um jeito mais suingado!
Eu queria ter participado do debate final, que agora está ainda melhor porque dá para fazer pergunta pelo Canal Instrumental SESC Brasil no  Youtube, o que resulta em perguntas feitas por músicos e pessoas que entendem muito de música, fazendo a gente aprender mais! Ontem perguntaram ao baixista Frederico Heliodoro qual a técnica que ele usa para transformar o baixo em guitarra algumas vezes e ele respondeu: "Ah, esse segredo eu não posso reveler assim, publicamente" (rs), fazendo todo mundo rir, então explicou  de uma forma que só os músicos entenderiam, mas que eu adoro ficar "sabendo". Estava tão bom que eu eu até pensei em perguntar se ele tinha  influência da música instrumental do Clube da Esquina, mas ele até tocou Toninho Horta, não caberia perguntar mais... 
"Aquelas coisas todas", de Toninho Horta  

Como ele mas como   ele falou um pouco da história do Pandeiro, que é um instrumento de mais de seis mil anos  anos e que por muito tempo foi tocado apenas por mulheres, mas que não para de ser reinventado,  eu quase perguntei sobre a influência do Jackson do Pandeiro, mas ele também já respondeu antes de eu perguntar, tocou  e cantou no pandeirinho um trechinho de Coco do Nortecontando que 
 ficava ouvindo do lado de fora das casas de forró na juventude e pirou!
Adorei o show, especialmente por arranjos lindíssimos, como o que ele e o grupo escreveram para Lambada de Serpete, de Djavan. Sigamos!