quarta-feira, 2 de junho de 2010

INCORPORAR OU ENCORPORAR?

Algumas coisas práticas que podem parecer tolas são fundamentais para quem executa uma pesquisa como a minha: Qual a diferença entre escrever "incorporar" ou "encorporar"?
Segundo as recém nascidas formas gramaticais do português do Brasil, o "certo" seria incorporar, que quer dizer "dar forma corpórea a algo", mas que eu entendo como EMPRESTAR O MEU CORPO ALGO. Por exemplo, se eu falo que eu incorporo um texto ou poema quero dizer que meu corpo é modificado no contato com ele.

Guimarães Rosa e Eduadro Viveiros de Castro usam a outra palavra, dizem que as coisas podem tomar corpo - não necessariamente o meu- então se encorporam.

Isso é mais que demais! Eu tô pirando!!!!!!!!!!!!

8 comentários:

Unknown disse...

Camila, adorei o seu blog! Cheguei nele por conta de minha busca entre a diferença entre incorporar e encorporar. Mas confesso que a diferença é tão sutil que fiquei um pouco na dúvida. Segundo as suas distinções, a diferença entre incorporar e encorporar seria que no primeiro caso o corpo que corporifica é necessariamente o nosso, ao passo no segundo a "coisa" se corporifica por si mesma? É isso mesmo?! É de pirar o cabeção, não? Bom, de qualquer modo, grato pela reflexão proporcionada! :)

Camila Rodrigues disse...

Oi Dico,
Acho que é mais ou menos isso... é bom sempre tentar analisar a partir do texto onde as palavras aparecem.Por exemplo, no caso do texto de Guimarães Rosa onde é contado que trê homens começaram a inventar um boi por meio da fala, segue o trechinho:
"...Então que, um quebrou o ovo do silêncio: - "Boi... " certo por ordem da hora citava caso de sua infância, do mundo das inventações; mas o mote se ENCORPOROU, raro pela subiteza.
- "Sumido... " - outro disse, de rês semi-existida diferente. - "O maior" - segundou o primeiro. -"... erado desete anos... "- o segundo recomeçou; ainda
falavam separadamente. Porém: - "Como que?" - de detrás do ramame de sacutiaba Nhoé precisou de saber.
"Um pardo!" -definiu Jelázio. - "... porcelano" - o Jerevo ripostou. Variava cores. Entanto, por arte de logo, concordaram em verdade: seria quase esverdeado
com curvas escuras rajas, araçá conforme Jelázio, corujo para o Jerevo, pernambucano. Dispararam a rir, depois se ouvia o ruidozinho da pressa dos lagartos.
- "Que mais?" - distraía-os o fingir, de graça, no seguir da idéia, nhenganhenga. De toque em toque, as partes se emendavam: era peludo, de desferidos olhos,
chifres descidos; o berro vasto, quando arruava - mongoava; e que nem cabendo nestes pastos...
ASSIM O BOI SE COMPÔS, ANTI'OLHAVA-OS"
Para mim este trecho exemplifica bem aquela minha definição de ENCORPORAR, porque mostra que o boi inventado por palavras era um mote que tomou corpo por si só, tanto que ao final apareceu materialmente a seus criadores e "ant'olhava-os"...
Bom, eu acho que é por ai. Espero que a discussão do tema tenha ajudado. Abraço
Camila

Imeicosan Verdf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Imeicosan Verdf disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedagogia em: o que rolou... disse...

O termo encorporação é como escrevemos em textos nos livros espíritas e nos livros de Candomblé, por exemplo. Incorporação, pode ser usado em termos mais políticos e varia dependendo de cada lugar. Eu encorporo espíritos, logo sou uma mediun de encorporação, ou; encorporo um personagem, logo sou uma atriz. Mas posso dizer que o Deputado fulano Incorporou a bolsa ao programa educacional. Espero que tenha dado certo ai... Bjs

Unknown disse...

Confesso que continuo na dúvida.

Unknown disse...

Confesso que continuo na dúvida.

Unknown disse...

Bom, creio que se tratando de caldos no meu caso é encorpar( encorpado), grosso,com mais consistência. Agora,encorporar para mim seria tomar forma ou ser tomado,como se diz no Candomblé,Allan Kardec ou outra religião.Minha linha de pensamento é essa !!! Posso até estar errada.Mas, não vou mudar !!! Sigo assim convicta !!!