segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

O Itan da Oxum guerreira

 Na cultura Iorubá dá-se o nome de Itan ao conjunto de todas as narrativas sobre os Orixás,contadas nas mais diversas formas. Para esta cultura, essas narrações são equivalentes a fatos históricos. 



Essa da rainha Oxum é uma das minhas preferidas, a meu ver fala muito sobre ela:

"A SABEDORIA DE OXUM 


Na época em que Oxum, Oyá e Obá viviam no reino de Xangô, havia uma grande guerra. Xangô convocou as três esposas para irem com ele guerrear. Oyá e Obá disseram a Xangô que Oxum não sabia guerrear, então Xangô disse: "Oxum, tu deverás aprender a guerrear para se proteger caso o palácio seja invadido pelos inimigos". Oxum então respondeu: "Podem ir vocês, eu cuidarei do palácio, Xangô".

Obá enfurecida retrucou: "Como tu, Oxum, cuidarás do reino, se só sabes se embelezar?" E Oyá disse: "Iremos e os escravos tomarão conta dela". Oxum ficou sozinha com as escravas no palácio, e em uma noite, uma escrava lhe avisou assustada: "Oxum, minha rainha, o palácio está sendo invadido!!!" Oxum, calma em seu trono, disse à escrava: "Mandem entrar e sirvam a melhor comida e bebida. Eu os receberei." As escravas fizeram conforme Oxum havia mandado. Os inimigos de Xangô estranharam, mas entraram e se serviram, e Oxum, calmamente, sentada em seu trono, disse: "Xangô fugiu junto às suas duas outras esposas, me abandonando para trás. 

Fiquei sozinha. Vão, se sirvam! Mandei preparar este banquete para vós". No outro dia, Xangô, Obá e Oyá receberam a notícia de que Oxum estava em perigo e voltaram às pressas. Chegando no palácio, estranharam o silêncio e viram todos os soldados dormindo. Oxum explicou: "Está vendo, Xangô? Não precisei levantar a espada e nem usar a força, mandei servir a melhor comida e todos comeram. Coloquei esta poção nos pratos e matei todos, sem levantar a mão. Não se espanta o inimigo, mas se agrada. Com a própria raiva dele, ele cai sozinho". Oxum é calma por fora mas é uma tempestade por dentro." Arriscar minhas unhas?"