terça-feira, 19 de setembro de 2023

Passeio no Sesc , biblioteca e batuqueiros

mostrando o buchinho 

Na terça (19) não tinha terapia e nem ia ao instrumental, era dia de passear no Sesc Pompéia, encontrar amigos e aproveitar a biblioteca. Estava muito calor e fui vestida a caráter, de buchinho de fora.

Claro que encontrei meu amigo Fernando, que quase mora no Sesc Pompéia, e ele quis tirar foto com meu livro, que estava em exposição : 
amigos levantam sua cabeça

Como sempre a amigos de ajudam a enfrentar dificuldades da vida.
 
Em casa com o livro 
Em casa comecei a ler essa belezinha de livro que emprestei da biblioteca do Sesc Pompéia "Batuqueiros da Paulicéia"  e fiquei encantada ao saber um pouco da história do samba paulista, contada por Oswaldinho da cuíca, um representante da velha guarda, ao André Domingues, meu colega do curso de pós graduação em  História Cultural. Dando uma olhadinha no texto, destaco a parte em que Domingues torna evidente que a História do Samba, também em São Paulo (não só no Rio ou Salvador), se confunde com a dos afro descendentes : antes se fazia samba no Carnaval e nas datas religiosas importantes para população negra (São Benedito, Nossa senhora do Rosário, Nossa senhora do Carmo, etc). Com o tempo passou  a fazer parte do cotidiano da cidade, e surgem os bairros de samba como a Barra Funda e o Bixiga.  Um tesouro!
 Obrigada novamente Biblioteca do Sesc Pompéia.