sábado, 22 de agosto de 2020

ENCONTRO MARCADO COM JANUZ KORCZAK

 


Fui conhecer este autor no pós doutorado, quando assisti a um curso de extensão só sobre ele, com a professora Sarita Mucinic Sarue, que fui muito prejudicado por uma greve violenta e sem fim, mas conforme Sarita foi comentando sobre Korczak eu fui identificando nele tantas semelhanças com Pedro Bloch e todo o ideário de reconhecimento da criança que foi emocionante. Mas eu o "conhecia" desde antes, desde minhas primeiras experiências com crianças, na Escola Lumiar, no Projeto Piá, como se ele fosse um autor base, mas de quem só não sabia a referência. Quando comprei este livrinho, eu já conhecia bem o texto sensacional, lido de outra publicação, mas queria ter essa essa nova tradução, a qual achei muito dura e não gostei nada, mas gostei mesmo foi do prefácio, escrito por S. Tomkiewicz, que me mostrou um Korczak mais próximo, com as tais ideias de uma "nova criança", mais autônoma, mais participante, um ser reconhecido como sujeito da História (inclusive a sua própria), que tanto me encantam. Recentemente escrevi um capítulo de livro (a ser publicado ano que vem), ainda sobre minha pesquisa de pós-doc, sobre o trabalho de Pedro Bloch e as crianças e como ele estaria inserido nesse contexto. Como referência teóricas para o capítulo, elenquei dois pensadores cujo ideário sobre a infância poderiam sustentar Bloch : Walter Benjamin, que conheço muito bem desde o doutorado, e Janusz Korczak, que conheço um pouco e o que conheço corrobora minhas hipóteses. Vejamos um exemplo de como essas ideias de maior autonomia para crianças foram divulgadas por nossos pensadores: entre 1929 e 1932. Walter Benjamin manteve um programa de rádio para crianças berlineses, onde dialogava com elas sobre os mais diversos assuntos, fossem de interesse infantil, fossem de interesse social, seu objetivo era dialogar com esses sujeitos na sociedade. Alguns desses programas foram traduzidos para o português em 2015 e eu até escrevi uma resenha dele. Lindo. Pois não é que, lendo este prefácio, soube que antes, em 1926, também Korczak defendeu "a importância educativa do cinema e do rádio (Programas de Cinema e Rádio para crianças), mas sobre o conteúdo desses programas só saberei quando alguém traduzir do polonês ! kkkkk
Mas estou escrevendo isso porque já faz tempo que o nome Janusz Korczak não me sai da cabeça, preciso fazer alguma coisa com ele. Não sei ainda o que. Mas por enquanto estou tentando aumentar minha pequena biblioteca korczaquiana, uma hora A IDEIA vai aparecer, porque nosso "encontro" está marcado e será definitivo em minha trajetória!