quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A melancólica Live de Milton Hatoum no portal da Biblioteca Câmara dos Deputados



Soube da Live e, claro, fui assistir, mas me surpreendi um pouco pelo tom melancólico de Hatoum. 


Ele falou do Embaixador Faisão, a minha personagem favorita de "A noite da Espera", a que cutuca o limite entre ficção e realidade mesmo, como eu sugeri no texto linkado acima, e disse ainda mais: o Embaixador  é real, sim,pelo menos ele espera que seja, mas o seu mote sobre a "cabeça do padeiro", se relacionava a um Brasil que existe infelizmente,  de uma uma gente sem formação histórica, sem leitura que, junta, só traz transtorno e violência. E ficou triste.
Ai mudaram o livro, e voltaram a falar da trilogia  Um Lugar mais sombrio , agora seguiu falando da confrontação entre alguns trechos de Pontos de Fuga e a confrontação de alguns trechos com a realidade do Brasil fez nosso querido autor dizer que não poderia imaginar que viveríamos tudo isso, aquele clima de opressão,de novo tão cedo.E ficou triste.
Tentaram falar da sua cidade natal, Manaus, ele disse que todos os acontecimentos ali na cidade de sua infância durante a pandemia, só seria material para um livro daqui a muitos anos, quando fosse possível recordar e refletir sobre. Ai ficou triste mesmo. 
Foi uma live muito melancólica. Até me manifestei nos status
 


Dureza.