terça-feira, 14 de dezembro de 2021

EU LEITORA EM 2021

30 livros que li em 2021

Eu leio livros como uma criança, moro neles, comento as leituras em processo aqui na Internet, escrevo aqui depois, é uma longa trajetória, por isso não tenho a menor pressa em concluir a leitura, às vezes não consigo me desgrudar dos livros, eles interferem na minha vida.

Esse ano tinha a sensação de que li uns 200 livros, porque tudo foi muito intenso, mas na verdade foram apenas 30 livros, que li e me deliciei. Reunindo todos para tirar foto, fui acometida de diversas sensações com cada um, em qual momento li, o que eu senti, não tem melhor retrospectiva. Agora escrevo sobre cada um, primeiro a listinha na ordem da leitura e as fotos. Lembro que ELES TÊM POST NO PEQUENIDADES, que não vou linkar aqui, mas fazer outros comentários. Se 2020 foi o ano dos cinemas africanos, 2021 foi o ano da literatura! Que 2022 venham outras, muitas mais!

1 Torto Arado, Itamar Vieira Junior
2 Marrom e Amarelo, Paulo Scott
3 Um solitário a espreita, Milton Hatoum
4 Igbo, Marcos Cajé (Li, mas não tenho)
5 Omo-Oba histórias de princesas, Kiusam de Oliveira
6 A vida de Lima Barreto, Francisco de Assis Barbosa
7 Lima Barreto : Triste visionário, Lilia M. Schwarcz
8 Clara dos Anjos, Lima Barreto
9 Hibisco Roxo ,Chimamanda Ngozi
10 O Avesso da pele, Jeferson Tenório
11 Menino de Ouro, Claire Adam
12 Sob o olhar do leão, Maaza Mengiste
13 Do amor e outros demônios, Gabriel García Márquez
14 O amor nos tempos do cólera , Gabriel García Márquez
15 Ninguém escreve ao coronel, Gabriel García Márquez
16 A cabeça do santo , Socorro Acioli
17 Pedro Páramo , Juan Rulfo
18 As reputações, Juan Gabriel Vasquez
19 Bicho geográfico, Bernardo Brayner
20 Crônica de uma morte anunciada, Gabriel García Márquez
21 O capote e O nariz, Nikolai Gógol
22 O ano em que vivi de literatura, Paulo Scott
23 A palavra que resta, Stênio Gardel
24 Mar morto , Jorge Amado
25 Apague a luz se for chorar , Fabiane Guimarães
26 Tenda dos milagres, Jorge Amado
27 Antes do baile verde , Lygia Fagundes Teles
28 A descoberta da América pelos turcos, Jorge Amado
29 Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino
30 Elza , Zeca Camargo

Uma lista muito boa, considero. No começo do ano eu queria ler livros que estavam sendo muito discutidos no Brasil, desde 2019, que tratavam da questão racial e etc. Dai que li livros maravilhosos, como Torto Arado e Marrom e Amarelo. depois quis concluir a leitura da obra completa de Hatoum, lendo seu livro de crônicas, mas esperando o lançamento do último volume da trilogia, que ainda não veio. Prefiro os romances, embora tenha gostado muito dos contos, mas as crônicas, estranhei um pouco.

Ai eu quis estudar um pouco a literatura infantil e comprei um livro sobre as princesas africanas (que achei um pequeno tesouro), que veio errado (por isso eu consegui ler o Ogbo, mas depois tive que trocar), e achei que esses livros sãp muito importantes, que as nossas meninas merecem conhecer OUTRAS PRINCESAS, que não apenas as da Disney!

Ai tive que escrever um texto sobre Lima Barreto, autor que adoro, mas sem tempo, sem bibliotecas, ficou bem difícil, achei que nem ia conseguir, mas deu certo e deve ser publicado em 2022. Mas o fato foi  que, para isso, li e estudei Clara dos Anjos e duas biografias incríveis de Lima! Foi um grande desafio!

Louca para voltar a ler ficção por prazer, voltei preocupada em ler africanos, mais especificamente, uma autora nigeriana, a Chimamanda Ngozi, que é famosa mundialmente pelas palestras , vídeos e discursos sobre feminismo e racismo. Isso me fez admirá-la, claro, mas me dava um pouco de medo de não encontrar em seus livros o que mais me interessa, que é a construção ficcional (em outras palavras, tinha medo de que seu livro fosse um novo discurso tipo "os perigos de uma história única". Não foi o caso com Hibisco Roxo, que é um bom livro, falando de realidades nigerianas, Fela Cuti, conflitos culturais, etc.

Mas o melhor ainda estava por vir, assim que terminei o texto sobre Lima Barreto, tinha o Hibisco para ler primeiro, mas na verdade eu achei que precisava de uma preparação mais longa para ler O Avesso da pele, que eu temia, mas desejava. Vi partes de algumas entrevistas do Jeferson Tenório e peguei delas uma dica preciosa, que fez toda a diferença: estudar Hamlet. Pronto, passei a estudar o clássico de Shakespeare, que não contei na lista de leituras, porque fiz a leitura pela internet, acompanhando grupos no Youtube, não sei se aquilo foi propriamente uma leitura, mas sem saber que o narrador de o avesso , um dos mais lindos que li esse ano, tal qual o Hamlet da peça, dirige-se ao espectro de seu pai em busca de uma vingança pela sua morte e vida entrecortada pelo racismo. Só de escrever isso, me arrepio! Que livro, meus amigos!

Depois quis conhecer autores de lugares diferentes, vi no Instagram um vídeo de uma das Mandarinas (uma livraria bacana de São Paulo) falando sobre O Menino de Ouro, de uma autora de Trinidade e Tobago! Quis viajar para o Caribe e foi muito legal. Mergulhei super na trama dos gêmeos, me afeiçoei a um deles, lamentei quando coisas ruins lhe aconteceram e sai do livro cheia de questionamentos (como eu gosto). Um detalhe : essa edição da Todavia é a mais bonita de 2021!

Ai voltei a África, à um dos meus locais de ligação ancestral, a Etiópia. Li um livro maravilhoso de Maaza Mengiste, aprendi tanta coisa sobre a História recente daquele país, a perseguição política, o militarismo depois da saída do Império, tema de um documentário da Mostra de Cinemas Africanos e comentei aqui . Quero muito ler mais livros dessa autora, mas preciso esperar uma tradução!

Ai quis voltar a literatura mesmo, o realismo fantástico, então fui reler Gabo, Do amor e outros demônios, que tinha lido em 1996, quando achei legal, mas não tinha a maturidade para entender que se trata de um romance histórico, uma obra belíssima sobre a colonização na Colômbia no século XVIII. Então quis ler mais Gabo, reli O amor nos tempos do cólera (pela milionésima vez) e achei outras coisas que não tinha percebido até então. Ainda digo: Que livro belíssimo! Mas estava enamorada de Gabo e quis reler e ler algumas coisas que ainda não tinha lido, adorei a história do coronel solitário e a trama impressionante de Crônica de uma morte anunciada.

Nesse interim soube da história da Socorro Acioli, a autora que conseguiu fazer uma oficina de escrita com Gabo em Cuba e dessa experiência nasceu o delicioso A cabeça do santo, livro intricadamente ligado a oralidade e a referências literárias diversas, que ultrapassam apenas o Gabo. Depois soube que ela é uma premiada autora infantil e, seguindo-a no Instagram, percebi que as melhores dicas de livros é ela quem dá. Adoro!

Divididos em 2 partes: esquerda as primeiras leituras e a direita as finais

Estávamos na metade do ano e uma referência do livro de Acioli me fez ler , enfim, o mexicano Juan Rulfo. Foi a melhor coisa que eu fiz, que livro excelente, ele ligou todos os pontos soltos que eu tinha  deixado nas leituras de Gabo, de Rosa, de Saramago. Foi bem marcante, senti que tinha lido um livro da vida.

Empolgada com os latinos, aceitei uma recomendação de um youtuber e fui ler um colombiano contemporâneo, Juan Gabriel Vasquez, não fiquei tão contente, não porque o livro é ruim, mas não tem a grandiosidade de um Rulfo, de um Gabo, enfim, primeiro livro que não curti muito esse ano. 

Ai fui ler o livro do Bernardo Brayner, meu amigo de décadas! Fiquei muito emocionada e feliz por sua conquista.

Ai voltei aos clássicos, fui ao encontro de Gógol, eu amo! Estava tudo indo muito bem e resolvi ler outro livro de um desses novos autores que conheci ultimamente, e fui ler Paulo Scott, porque sabia que 2021 é o ano em que eu vivi de literatura. Não é um livro ruim, mas  foi uma leitura muito incômoda, muito mais do que Marrom e Amarelo, passei um longo tempo com ele entalado na garganta.

Tanto que decidi aceitar a indicação de Socorro Acioli e li o lançamento A palavra que resta de Stênio Gardel. Foi uma gratíssima surpresa, amei, amei, adorei. É lindo, poeticamente escrito, me lembrou tanto o Grande Sertão, Riobaldo e Diadorim, embora depois o Stênio me revelou que a inspiração foi Raduan Nassar. Que seja! O que importa é que esse livro é lindo!

E para continuar nesse clima de encantamento, li um dos mais belos livros da vida, Mar morto , do Jorge Amando, que é poético, é divertido, é romântico, é mítico, quase uma canção (praieira), uau! Quis ler mais Jorge Amado, li mais dois, o incrível Tenda dos milagres, que tem muita coisa a ser pensada para a eternidade,o. Brasil, e depois li o engraçadissimo A descoberta da América pelos turcos. Em 2022 quero ler mais Jorge Amado, tem muita coisa para descobrir.

Ai reli Antes do baile verde, que experiência, que autora é a Lygia Fagundes Telles. Quero ler mais, mas ainda tenho medo.

Então li dois livros contemporâneos, de títulos bonitos, mas de texto nem tanto, o Apague a luz se for chorar , livro fraco, senti que perdi meu tempo e dinheiro. E o tão festejado Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, do Marçal Aquino, que não achei ruim, mas me encheu de ranços, podem me apedrejar!

Enfim, termino o ano com a Biografia de Elza, esse ano tão literário que só tenho a agradecer ter tido essa oportunidade!