segunda-feira, 25 de março de 2024

"o direito a não amar", de Lygia : Faça a vida fluir ...

 


Vi esse meme e achei que fosse um meme,mas uma verdade, que devo seguir,por mais que doa. Vida que segue .

Aí comecei a ler um conto da Lygia... E cês sabem, agridoce.


Os girassóis murchando : amarelos sobre um fundo amarelo ! Muinga vida...

O DIREITO DE NÃO AMAR : Mais um agridoce conto/rememoria de Lygia, onde ela recorda um amigo/confidente da juventude que sofria por um amor não correspondido, e que achou a vingança amarga no ponto ideal (Lygia, né gente?), ao modo Girassóis de Van Gogh:

"Ele dava murros na parede, Ela não tinha o direito de fazer isto!  Esta confidente entrava então com o mesmo arrazoado que era sempre o mesmo, O problema é que ela não te ama, está apaixonada por outro, não te amar é um direito que ela tem,ficou claro? 

Não ficou claro não porque ele se levantou feito um raio e jurou matá-la e se matar em seguida,fazer parte da tal fuzilaria. Ainda bem que tive o pressentimento de que ele não ia cumprir as ameaças. Sumiu durante algum tempo,misteriosamente andou sumido até reaparecer sorridente e calmo, Ela foi escolher um cara pobre e manco que vai chateá-la até o fim. (...) Grande solução, a vingança ideal.(...) Restou a lembrança daquela original maneira de se vingar a longo prazo: deixar que o próprio tempo na sua marcha natural vá cometendo todos os desatinos que ele planejou.(...) Ocorre-me hoje a fórmula que hoje me parece ideal e tão mais simples que  se resume numa só palavra, renuncia.(...)

Renunciar com o coração limpo, mas tão limpo que mesmo no abandono ele terá forças para ver a amada assim como um girassol na despedida do crepúsculo. E desejar que ao menos ela seja feliz." 


(Lygia Fagundes Telles "O direito de não amar". In: "Conspiração de nuvens". Rio de Janeiro: Rocco, 2007, p.109-10)

Um comentário de Saramago sobre Lygia, a grande escritora