sexta-feira, 12 de junho de 2015

Morre Fernando Brant, que pena ...



Acaba de falecer o  Fernando Brant. Ele é um dos membros da nata do Clube da Esquina! Afora isso, chegou a me ajudar no mestrado, me enviando um material sensacional pelo correio. Como as músicas todas são a trilha sonora da minha vida desde sempre, vão continuar sendo, porém não estou aceitando muito bem essa morte ainda.

No jornal O Tempo foi divulgado assim:
"DA REDAÇÃO do Jornal o Tempo
Morreu na noite desta sexta-feira (12), aos 68 anos, no Hospital das Clínicas, o jornalista, escritor e compositor mineiro Fernando Brant, depois de complicações no fígado. O velório e o enterro do músico mineiro devem ocorrer nesse sábado (13), no cemitério do Bonfim.
Ele estava internado no Hospital das Clínicas da UFMG desde segunda-feira, quando se submeteu a uma cirurgia para transplante de fígado. Brant já havia se submetido a outra cirurgia, há dois anos, para a retirada de um tumor no órgão.
Seu envolvimento com música e literatura aumentou quando cursava a faculdade de Direito. Nessa época, conseguiu seu primeiro emprego, como escrivão do Juizado de Menores.
Clube da Esquina:No início dos anos 60, conheceu o amigo Milton Nascimento. Em 1967, Milton conseguiu convencer o então hesitante Brant a escrever sua primeira letra. Era “Travessia”, composição que, no mesmo ano, ganhou o segundo lugar no II Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, funcionando como o estopim da carreira de sucesso de Milton. Em 1969, conseguiu trabalho como jornalista na revista “O Cruzeiro”.
Nesse mesmo ano, em Belo Horizonte, Brant e os amigos começaram a articular o projeto que se tornaria o Clube da Esquina. A parceria com Milton, Lô Borges, Tavinho Moura e outros membros do Clube mostrou-se muito produtiva, gerando mais de 200 canções, entre as quais há clássicos como “San Vicente”, “Saudade dos Aviões da Panair (Conversando no Bar)”, “Ponta de Areia”, “Maria, Maria”, “Para Lennon e McCartney”, “Canção da América” e “Nos Bailes da Vida”, entre muitas outras.
Fernando Brant gravou um depoimento para o Museu do Clube da esquina contando sobre seu envolvimento com o grupo:Complicações clínicas:Fernando Brant foi diagnosticado com câncer no fígado há três anos, e foi submetido a uma cirurgia para retirada do tumor. No entanto, novos tumores foram descobertos este ano. Os médicos aconselharam o transplante.
A cirurgia ocorreu na segunda-feira quando ele recebeu um novo órgão, vindo de um doador de 15 anos.
Já na terça-feira, uma das artérias do fígado entupiu, necrosando o órgão e liberando toxinas no organismo.  Os médicos então decidiram submete-lo a um novo transplante, após a localização de um outro doador. No entanto, o músico não resistiu ao novo procedimento e morreu na noite dessa sexta-feira.
Fonte: Jornal O tempo"kkkkk

Emoticon frown