terça-feira, 6 de março de 2018

Morre Hayden White : o fim de uma era na historiografia

Historiador Hayden White, morto em 2018, aos 89 anos

Morre Hayden White e isso, significa uma mudança de patamar para a  historiografia! Eu sou uma cria temporã da era de White, desde o começo, briguei muito com suas ideias na graduação e no mestrado... como a juventude é apaixonada, não é mesmo?
Foi apenas durante o doutorado, quando eu já era uma profissional da História mais madura, que eu parei com a treta e fui entender o recado do morro de Hayden White, um historiador de Teoria, propriamente dito. UAU!
Nos "trópicos do discurso" de White eu vim me formando aos poucos e temo realmente que sua morte seja mesmo o fim de uma era para a historiografia, aquela que valorizava o caráter narrativo.  Talvez seja preciso uma grave reformulação geral do que chamamos História e especialmente sobre como narrá-la, depois de todo o século XX. Mas história é transformação, nunca fim.
Conforme adiantei, White foi um historiador californiano muito polêmico pelas formulações referentes à literatura, ressaltando certo "elemento poético" em toda escrita histórica, por isso 
"quando uma grande obra da historiografia ou da filosofia da história se torna antiquada, ela renasce para a arte".  (Trópicos do discurso, p. 136)
Que a arte de White continue nos alimentando, sempre!
Fica em paz e muito, muito, muito obrigada por tudo Hayden White!