terça-feira, 1 de março de 2011

CANTIGA DE AMIGO : 100a. melhor canção da MPB

Na edição especial da Bravo "100 canções essenciais da música brasileira", que saiu em 2008, a 100a. canão citada foi "Cantiga de Amigo" do Elomar, justamente a que eu já usava em minhas aulas ... ficou muito pequena a imagem e talvez não dê para ler, mas vale tentar clicar e tentar ampliar um pouco a imagem para ler ...

Gosto bastante deste textinho, apesar de eu não concordar com a separação violenta que ele faz entre músicas como "Cantiga de Amigo" - inspiradas nas canções trovadorescas - e outras canções de Elomar - que no texto chamam de canções no d...ialeto 'sertanês' (que eu ADORO) - é que para mim cantiga medieval e sertanês são dois momentos de um mesmo processo de contato com o ESTRANHAMENTO, pelo contato com outro tempo passado, ou com outra geografia mais interiorana, o que acaba resultando no que hoje eu chamo de OUTROS ESPAÇOS DE LINGUAGENS. Isso foi o que sempre me atraiu no Elomar e até hoje continua chamando minha atenção. O que Elomar faz é puro poema.

Elomar tirou todas as gravações dele cantando suas música da internet, mas eu achei esse vídeo com Campo Branco, que é uma cantiga ao mesmo tempo medieval e em "sertanês":

No show, depois de cantar essa linda música, com aquela voz tropeira, ao ouvir o silêncio sagrado da emoção da platéia ele perguntou: "Vocês também acham que Campo Branco nos leva para muito longe...?"
Todo mundo respondeu que sim.. eu pensei: Claro que sim, trovador, muito longe no tempo e no espaço! O que é revertido também para a linguagem!
Na letra de Campo Branco ele cita tartarena:


A letra diz : "...Tatarena vai rodá, vai botá fulô/Marela de u'a veis só/Prá ela de u'a veis só..."
Elomar parece tanto o Rosa de vez em quando!
Assistir a um show do Elomar e ouvir ele falar usando aquele puro vocabulário sertanjeto me dá orgulho de ser brasileira e de estar estudando algo puramente brasileiro, direto do coração do Brasil isso sim!

Elomar


Faz tempo que eu não escrevo aqui, né? É que tive uma fortíssima experiência (estética, sentimental e no tempo) que está durando até agora e não pude representá-la em palavras ainda... mas vou tentar!
Eu mesma nunca achei que fosse assistir a um show do Elomar! E L O M AR (meu medo de menina)... em 2010 ele veio à Virada Cultural e eu não fui assiti-lo, não sei bem por qual motivo, afinal talvez só se eu o visse cantando ao vivo eu pudesse tentar resgatar aquele estrnhamento de linguagem que eu sentia aos 13 anos, qwuando ouvia Arrumaçao...
Pois agora eu o assisti, deu tudo certo e a emoção foi muito grande, especialmente porque estava muito bem acompanhada, com meu amor!

Me emocionei DEMAIS, claro! Ali estava entrando em contato simultâneo com algumas escolhas que eu acabei fazendo na vida ... e que continuo a fazer!
Tudo estava muito bom, muito agradável e o cenário do SESC BELENZINHO parecia estar preparado para ser o de uma das minhas maiores emoções estéticas a vida!

Elomar não gosta de fotos, pede, implora, ordena que não seja foptografado então eu só tenho uma "foto de divulgação" dele que, evidentemente, não é o que ele é ao vivo!

Esse senhor alegre não se parece com o tropeito rústico e original que ele é...mas ele aceita dar autógrafos e pedi um:

Ainda não sei falar de Elomar, mas tenho medo de perder mais rapidamente aquilo tudo!
Acho que é isso, camaradas!