sábado, 20 de março de 2021

Descobrindo Sally, Canadá/Etiópia, 2020 dir Tamara Dawit

 


Sinopse da "Mostra" : "Descobrindo Sally conta a história de uma mulher de 23 anos vinda da
classe alta etíope que se tornou uma rebelde comunista com o Partido Revolucionário do Povo Etíope. Idealista e apaixonada, Sally foi pega pelo fervor revolucionário de seu país e acabou na lista dos mais procurados do governo militar. Ela foi para a clandestinidade e sua família nunca mais a viu. Quatro décadas após o desaparecimento de Sally, Tamara Dawit reúne as peças da vida misteriosa de sua tia Sally. Ela revisita a Revolução Etíope e o massacre pavoroso que aconteceu em seguida, que resultou em praticamente toda família etíope perdendo um ente querido. Sua busca a leva a questionar noções de pertencimento, convicções pessoais e ideais políticos em uma época em que, de novo, a Etiópia está passando por mudanças políticas importantes."

Gente, que filme! Foi um dos mais impactantes que assisti esse ano. É totalmente histórico e não trata de qualquer história, mas a da Etiópia. Como sempre sobre este país, demorei muito para terminar de assistir, queria pegar cada detalhe, especialmente este , que é meio que um resumo da História contemporânea etíope, através da história dessa família, dessas mulheres lindas, fortes, sofridas! Fiquei muito emocionada! Aquele lindo povo etíope sofre muito, de guerra em guerra, sempre reprimido por todo lado, fome, massacres, militarismo, discriminação.  

Ouvindo a história da Sally, uma tia desconhecida da diretora Tamara, é impossível não lembrar de tantas pessoas que foram perseguidas pelas ditaduras brasileiras, especialmente a militar de 1964, que faz parte do mesmo contexto (Levantes autoritários inseridos no contexto da Guerra Fria nas décadas de 1960/1970) em que Sally foi perseguida. Porém, infelizmente, acho que as coisas na Etiópia me parecem ter sido bem piores do que aqui, porque ao que parece, a violência ali não foi ocultada em nenhum momento, os massacres eram assumidos, os corpos expostos na rua, se dó nem piedade, um horror! O período em que Sally lutou, viveu na clandestinidade e faleceu, ficou conhecido como o “Terror vermelho” e a violência era tamanha que, segundo Dawit, traumatizou a população a ponto de os calar por décadas. O medo era maior.

Achei muito bonito quando Tamara diz que descobrir a história de Sally foi o caminho que ela encontrou para não apenas se reconhecer etíope, como também entender a Etiópia,  ontem e hoje. Foi um mergulho na descoberta de sua identidade. Coisa muito, muito linda. Estou emocionada.

Printei várias cenas, por isso demorei umas das horas para assistir, mas valeu a pena,demais! A imagens:



Pais de Sally, um embaixador e sua esposa

Tselote e Sally, na juventude 

Primeiro Ministro 2018: Será o fim das guerras?

Tia Brutawit (irmã de Sally)

Tamara Dawit se casa com um etíope

Povo da aldeia onde Sally se abrigou na clandestinidade

Sally jovem e os pais em eventos da embaixada

Coquetéis da embaixada

Cova de Sally e de seu marido Tselote

Tamara Dawit: Em busca das origens etíopes

Duas ancestrais que guardam as histórias do doloroso passado

Revolta estudantil frente à fome na era do Imperador Haile Selassie

Primeira imagem da Etiópia no filme

O pai de Tamara Dawit entre as irmãs

Primeira vez que Tamara percebe a foto de Sally 

Mas as fotos dela existiam, como essa ao lado da
 de seu pai , mas ela que nunca tinha reparado

Depois de se formar socióloga do Canadá,
 volta a Etiópia e se alia ao Partido Revolucionário do Povo Etíope PRPE 

Cena linda, etíope lendo jornal

Tia Kibre

Tia Menbie

Etiópia rural

Luta das mulheres etiópes 

Esposa de diplomata 

Sally, anos 70

Primeira grande fome na Etiória, anos 70

Revolta pela grande fome 

Esse edifício lindo em Addis Abeba eu conhecia de "Preço do Amor"

Quando o Imperador foi deposto

Mãe de Sally, anos depois de tudo

Linda mulher 

Tia Tsion ,  a mais jovem

Sally na época da faculdade de sociologia