sábado, 20 de novembro de 2010

20 de novembro de 2010 : DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



Esse mês é o que deveríamos nos lembrar e refletir criticamente sobre o papel que nós brasileiros viemos atribuindo ao negro em nossa sociedade. Mas é claro que ainda não é interessante para muita gente essa reflexão, muitos acham que este feriado é ruim pois acentua o preconceito e tal. Eu acho que isso depende muito de como se leva a questão: Esse dia não é de se comemorar apenas, mas de denunciar e refletir sobre.Lógico que, embora nossas leis já meio que introduziram a aceitação do negro na sociedade à força (agora discriminar é crime), essa lei ainda não venceu a força de séculos de preconceito e nenhuma reflexão e essa data deve servir para nos dar a oportunidade de mudar esse contexto. Esses dias mesmo eu senti na pele como a cor da minha pele ainda é capaz de fazer com que , imediatamente, as pessoas atribuam papéis a mim: meu aspecto físico, por si só, é sinônimo de que eu devo estar ocupando e disputando lugar para executar as tarefas mais simples, que são executadas por pessoas sem muita educação ou qualificação. Será mesmo que pelo meu biotipo de nada valeram anos e anos de estudos aprofundados e eu jamais poderei ocupar outro lugar na sociedade que não seja a de serviçal? Pensar que muita gente ainda pensa assim me magoa bastante, claro, mas acaba me mostrando uma evidência em mim, a certeza de que eu sou diferente, mesmo que isso espante as pessoas.
Eu sou negra, sou brasileira, mestre e doutoranda, por mais paradoxal que essas posições sejam se consideradas simultaneamente!
Hoje vou celebrar minha herança africana e refletir sobre quais os papéis que foram (e ainda são) atribuídos aos negros no Brasil!