domingo, 13 de maio de 2012

Menino Deus em Porto Alegre

Estive em Porto Alegre esses dias, para um Congresso Internacional de Literatura Infantil na PUCRS.


Tudo muito bom. A cidade, ao contrário do que eu imaginava, me recebeu calorosomente (até literalmente, porque eu peguei o tal 'veranico de maio' e fez calor o tempo todo) e estava tudo lindo ali.


Em meio a tantos compromissos, eu tinha que arrumar um tempinho para ir satisfazer um desejo meu...




Bom, há quem vá para Belo Horizonte e deseja encontrar a tal Esquina (onde ficava o Clube); há quem vá para Cuba e deseja encontrar o lugar onde ficava o  Buena Vista Social Clube...
Mesmo sabendo que o que se procura com isso não é possível de ser encontrado porque  essas referencias não propriamente espaciais. Entretanto  é legítimo ao menos procurar por um lugar relacionado ao nascimento de algo que nos toca profundamente.
Por isso que eu, estando em Porto Alegre, não podia deixar de procurar pelo Menino Deus... trata-se de um bairro em Porto Alegre, onde se situa a Igreja de Menino Deus, que faz parte do circuito histórico da cidade porque foi uma das primeiras igrejas da cidade.




Procurei a igreja e a praça (que é algo mais palpável do que simplesmente um bairro) e achei que seria fácil encontrar, mas qual não foi a minha surpresa ao ver que  pelo menos  dois  taxistas não sabiam  do que eu estava falando (rs). Isso me deixou tudo com mais cara de ficção: afinal para entrar "onde haveria mais futuro do que jamais houve" não podia ser assim tão simples... mas estive lá naquela pracinha.

A igrejinha fica na Praça Menino Deus, e é tudo tão singelo, uma gracinha, olhe ela de lado:




Lá temos uma iconografia da versão católica do Menino Deus.


 Como vemos, nada da descoberta do corpo azul/dourado (ao modo de Logun Edé) da canção de Caetano... mas de qualquer forma, Porto Alegre (que é bem mais que um seguro) transparece demais nesta bela canção de auto descoberta e foi interessantíssimo estar (de azul) naquela lida (e azul) cidade!

Eu:



A cidade:

Para tudo: Azul!