2020 acabou e só isso já é motivo para tentar escrever metas para esse período pós 2020. Como já é tradição
neste blog, as metas do ano são traçadas nos primeiros dias do ano. Como
resumiu Sakamoto no final de dezembro:
Verdade, né? Mas em um ano regido por Oxum como 2021, tenho fé que teremos mais gentileza e doçura, por isso isso não vou tomar isso como meta. Sobre as metas mesmo, vamos considerar apenas 5 desta vez:
1 - CONTINUAR VIVA: Essa é a meta de todos os anos, mas no meio de um pandemia que está conosco há cerca de um ano, ela é A GRANDE META DE TODOS. No meu caso, é preciso recuperar dia a dia a alegria de viver, porque, eventualmente, surge o questionamento, sem resposta, sobre de qual a importância de continuar viva. Mas depois de sobreviver a 2020, espero que me questione bem menos que isso.
2 - ACHAR UM MOZÃO : Meta que aparece todos os anos, nunca é cumprida, então estou mesmo quase achando que não é para mim esse presente. Mas exatamente por isso que já penso que estou na vida para procurar isso, mas sinto que estou um tanto longe de alcançar. Como começamos o ano em quarentena, não dá muito para pensar em metas, mas talvez manter as esperanças de que isso melhore, pois é uma das poucas coisas que eu ainda posso fazer e vou. Vai saber se Oxum muda tudo e me manda um mozão , porque eu também mereço, né?
3- TRABALHAR MAIS: Faz tempo que tem essa meta nos anos, mas em 2020, quando tantos perderam emprego, empresas faliram e muita coisa, não posso nem falar muito. De qualquer forma vou falar como estou: desde 2017 terminei o pós-doc e não achei lugar no mundo profissional, fui cuidar da saúde da minha mãe, ia ser coisa rápida, mas ainda está se estendendo até agora (ela não consegue concluir o tratamento porque não podemos frequentar o hospital por causa da pandemia). Mas o importante é que ela está bem, que bom! Só que depois de tanto tempo me anulando, passei a sentir tão fortemente que meu tempo profissional estava passando, até passou, foi tenso e então entramos em quarentena, e tudo estava sendo cancelado, adiado, tudo ia mal. Só que eu fui surpreendida para o bem: fui lembrada como não era fazia tempo e tive oportunidades! Que isso continue acontecendo e melhore. Que 2021 seja um ano de trabalho e o começo da minha tão sonhada autonomia.
4- TREINAR O MÁXIMO POSSÍVEL: Espero que eu consiga me vacinar o quanto antes e volte a poder frequentar a academia, pois depois de um ano sem, estou fraca e gorda! Eu mantenho as caminhadas e essa é minha única saída atualmente, é o melhor momento do dia (o que eu saio de casa e me exponho ao sol), mas elas já não estão segurando o tranco, não aguentam por tanto tempo. Mas a vacina vai me ajudar a voltar aos poucos como eu estava em 2019. Oxalá, pois continuo querendo cuidar de mim, porque eu mereço, até mesmo para manter a EM bem quietinha na gaveta do criado mudo, como se manteve durante todo 2020.
5- BUSCAR OS SENTIDOS DA VIDA : Essa meta era um plus ano passado, mas em 2020 ela virou uma das coisas que eu mais fiz pois, com a quarentena de 2020, uma luz muito intensa sobre tudo mostrou coisas que eu mantinha ocultas para manter minha sobrevivência emocional, podia achar que essa meta estava concluída para a vida, mas não está. Meu caminho em direção a ancestralidade continua aberto e meta é continuar a trilha-lo em 2021 .
Venha 2021, e espero (acredito ) que será melhor que 2020,
vamos ver como será!