domingo, 10 de outubro de 2021

A Garota do Moletom Amarelo, Uganda | 2020, dir. Loukman Ali

 


Sinopse: À medida que se espalha a notícia de que há um serial killer à solta que continua a cometer assassinatos, um policial fora de serviço deve levar de volta à cidade uma testemunha idosa que mora em uma parte remota de Uganda. Ao longo do caminho, o policial dá carona a um homem ferido. No trajeto para a cidade, o carona conta ao policial os acontecimentos que o levaram a acabar ferido no meio da estrada. Mas enquanto viajamos com esses personagens misteriosos no carro, o diretor Loukman Ali nos mostra que as histórias que eles contam são apenas versões fragmentadas e parciais dos eventos que aconteceram e que talvez haja verdades enterradas sob cada uma de suas palavras.

Filme muito divertido, um suspense que começa se colocando como verdadeiro, baseado em fatos reais, sério, aos poucos vai quebrando o gelo, com uso de outras linguagens como  TV, rádio, desenhos e narrativas que nos levam do terror ao absurdo, a ponto de que o próprio filme nos alerta: LEMBRE QUE TUDO ISSO ACONTECEU ! (rs)

Adoro a disputa de referências entre o policial motorista e seu carona de moletom amarelo: tendo como pano de fundo a presença do serial killer "maníaco das bitucas de cigarro", acontece a guerra de narrativas fantásticas jogo infantil popular na África Oriental nos anos 1980 chamado Bladda, a história  um cartunista perseguido e o mundo do humor, neurociência, a fábula do sapo e do escorpião,  e o recém lançado livro "Um lugar feliz".  A cada momento você confia menos em cada um ...  e no fim acha que acabou se divertindo pra valer. AGORA EU QUERO UM MOLETOM AMARELO DESSES!
As fotos 
A garota do moletom amarelo

Amuleto

Desenho ilustrativo da Bladda: personagens
 com as roupas do policial e do carona

Vou matar o cartunista sem graça

Preso pela garota do moletom amarelo 

Infância do policial nos anos 80

Esse cara aparece às vezes, explicando referências


Enterrando vivo


Pedindo carona

Uganda

Cartunista

Vista de quem está sendo enterrado vivo

História da África colonial 

Refém



Mulher brava

Esse moletom amarelo

Desenho ofensivo do cartunista

Se desmontando

Briga física

Neurocientista, autor de "Um lugar feliz"

Policial parou para comprar peixes? 

Pausa na disputa?

Flagra

Era para olhar para outro lado,mas na janela só
víamos a propaganda do livro "Um lugar feliz" 

o Velhinho com a pochete

Mão pregada

Renda-se 

Me pegou 

Só queria ir embora

Memórias dos anos 80

Narrativas em animação

Velhinho só observa

Linda Uganda