sábado, 28 de dezembro de 2019

PRESENTES DE NATAL PARA CAMILA

capas

Porque eu passei  minutos  na loja do  Sesc Bom Retiro ontem, acabei me encantando com as coisas que eles vendem ali e isso  me levou aos dois presentes de natal mais legais para mim. Escolhi dois CD's que sabia serem completamente a minha cara e que estavam muito baratos, saindo R$ 10 e R$ 13.
O primeiro deles é  "Um gosto e Sol" (2011),  onde  Maria Eugênia Melo e Castro interpreta Clube da Esquina.

O disco da fadista  é graficamente uma obra de arte, com relevos e cores inspiradores realçados pelo projeto gráfico  assinado por Rodrigo Guimarães e explica porque, às vezes, é fundamental  ter o CD físico. A escolha das doze faixas  é muito boa :

Um Gosto de Sol
1-"Um gosto de Sol";
2- "Luz e Mistério";
3. "Fruta Boa";
 4-"Sol de Primavera";
5- "Tarde"; 
6-"Cais"; 
7-"Vaga no Azul"; 
8-"Fogo de Palha;
9-"O Cerco";
10-"Dança da Lua"
11-"Maldição"
12- "Vinheta do Bituca"




É  emocionante observar o resumo da percepção de Maria Eugênia a respeito do cancioneiro mineiro,  especialmente as canções eternizadas pelo Beto Guedes e a grande homenagem ao Bituca, o gênio. A voz de Maria Eugênia é doce, ao cantar docemente essas canções da minha vida, me emocionou demais, especialmente quando ela recita o excerto "A Hora Absurda" de Fernando Pessoa ao fim da canção "Cais". Ao fundo, a voz divina de Bituca pontua o CD e fica algo celestial.  Mas apesar de lindo, confesso que  o disco não ficou tão bom de se ouvir, especialmente de você é louco pelas versões mineiras, pois se sente a falta  de um pouco mais do frescor juvenil das versões originais. Mas é preciso entender que estamos diante de uma  homenagem que propõe um filtro fadista àquelas músicas, fica bonito, mas triste demais. 

Já o outro  disco/presente não tem nada de tristeza, é um desbunde musical e também  uma volta ao meu interesse em música instrumental, que andava meio esquecido,  trata-se do álbum  "Duo+Dois" (2019), do  quarteto   formado pelos violonistas do Duofel - Fernando Melo e Luiz Bueno - o percussionista do Clube da Esquina Robertinho Silva e o mestre dos sopros Carlos Malta. Como todo disco de  conjunto instrumental, estamos falando do som mais elegante produzido pelo homem! Nesse caso, as faixas dão um baile ao trazer canções deliciosas do cancioneiro brasileiro, como os afro sambas;Tom Jobim; Edu Lobo; Milton Nascimento; Ronaldo Bastos; Dorival Caymmi; João Donato...   que na interpretação desses mestres, brilham mais: 
Duo+Dois

"Canto de Yemanjá"
"Casa Forte"
"Upa Neguinho
"Ponteio"
"Águá de beber"
"Dindi"
"Cais"
"Marcangalha"
"Medley Emoriô/Bananeira"
"Medley Consolação/ Berimbau"
"Canto de Xangô"


Bom, se tem afro sambas, já bate um orgulho de ser brasileira, com mais Tom Jobim e Clube da Esquina, nem comento. Não paro de ouvir o  disco completo e quero repetir e repetir, o que comprova a veracidade do que diz o crítico musical e autor do blog Alma Negra, Carlos Calado, no encarte do CD:
"Depois de escutar este disco outras vezes, tenho certeza de que a alegria, a liberdade criativa e a fina musicalidade que o quarteto  "Duo+Dois" transmite nessas gravações também vai contagiar muitos ouvintes"
A mim contagiou e muito... parece um show do Instrumental Sesc Brasil, amei!