sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

RIP Poeta Claudio Willer e o mundo fica mais escuro para mim

 


Morreu hoje Claudio Willer, poeta da minha vida! Uma perda imensurável , como a gente pode ser aqui.

Quando soube eu  não quis acreditar. Meu poeta! Me ensinou o que é viver no estado do poema! Gratidão! Gratidão! Permaneça em paz, junto a tantos outros poetas que me apresentastes!

NÃO SOU POETA, MAS : Nem nunca me propus a isso, mas mesmo assim foram inúmeras as oficinas de poesia que assisti com Claudio Willer na Casa das Rosas. Ele detestava que eu nunca entregava nenhum texto, só ia para ouvi-lo falar de poetas e poemas. aprender muito e me deliciar. No meu primeiro blog , Tutaméia, que eu deletei sem dó num momento de revolta, certamente tinha muitos posts sobre aquelas experiências juvenis.
Agora, no Pequenidades, ainda tem alguns. como este, onde ele fala sobre poesia infantil:

"Eu observei algumas vezes, quando fui chamado pra jurado de concurso de poesia em escola, inclusive primeiro grau, que crianças se expressam poeticamente com muita naturalidade porque elas ainda têm o registro não discursivo, elas brincam com palavras, elas vão aglomerando e formando sintágmas pelo som, pelo valor prosódico, e não pelo sentido. E os professores, ingenuamente, inadvertidamente, reprimem esse talento dizendo "não, tem que ser sobre alguma coisa. Faz poema sobre minha cidade, sobre minha escola, sobre isso, sobre aquilo, ai vem um ciclo que se completa com cenas como uma vez que eu fui chamado pra falar como poeta numa pós graduação de semiótica e comunicação da PUC, há algumas décadas atrás, li os mesmos poemas que tinha lido para uma reunião de candangos em Brasília e tinha ido muito bem, com uma conversa produtiva, li pros pós graduandos de semiótica e comunicação e eles ficaram me olhando, olhando um pro outro, e depois de um silêncio constrangedor: 'mas o que que cê quer dizer com isso?' É um processo de canalização e limitação da criatividade que realmente começa na escola, e que é muito fácil de corrigir" Claudio Willer, 2011

 

Ou este de quando fui ao relançamento do livro "Geração Beat"(quando peguei o autógrafo), no triste contexto do fim da vida de Roberto Piva.

Este, quando eu estava aprendendo sobre o ritual do poema.

ou este , com um poeminha dele

Obrigada por tudo, tudo, poeta !