domingo, 14 de março de 2010

Rir para não chorar- professor sustenta que humor compensa a falta de identidade

Recebi esta manhã, repassei aos contatos por e-mail e colo aqui:
Dá um certo trabalhinho acessar pois tem que fazer inscrição no site .... mas vale a pena, é um comentário bem interessante, começando pelo título ( o mesmo deste post) que chama a atenção do leitor :"Rir para não chorar- professor sustenta que humor compensa a falta de identidade"
O texto rápido e ágil da resenha desperta a vontade de ler (ou reler) o livro, especialmente para mim que tenho pensado em e sentido na pele, mais do que nunca, os descompassos desta terra onde vivemos. Não sei porque só agora "descobriram" esse livro, mas acho que é fundamental ler esse livro nesse contexto de comemorações sobre a Copa do mundo e das Olimpíadas, onde todos se sentem orgulhosos de serem brasileiros e se emocionam com o Hino Nacional, mas alguém sabe o que significa, de verdade, ser brasileiro?
Espero, mesmo, que mais pessoas leiam esse livro do Elias porque é, ao meu ver, um daqueles trabalhos de pesquisas que muita gente tem que fazer até que se possa pensar em alguma identidade brasileira, que é toda mal costurada e construída sobre os paradigmas da individualidade e da exclusão.
Acessem o link
http://home.dgabc.com.br/diariovirtual/zomm.asp?pg=DiáriodoGrandeABC_14262/64002&prt=1
Grata pela atenção e boa leitura aos que se interessarem