quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

RELEMBRANDO 2018 4: Balanço das metas




Uma última forma de revisitar o ano 2018 é revendo as metas que eu mesma propus atingir neles. Neste ano tinha uma lista de 10 metas e analisar se cumpri ou não pode ser surpreendente.

1 - Arrumar um emprego desafiador na minha área para produzir e arrumar grana para prestar  concursos;
Meta parcialmente cumprida. Era meu desejo principal para 2018, a partir do qual eu supunha resolver vários outros, mas não foi, mesmo, como eu imaginei e desejei que seria. Não arrumei um trampo que me deu grana, mas mesmo assim prestei concurso e fracassei. Por outro lado eu produzi, escrevi cinco textos para um blog, o que me manteve aquecida no ramo do trabalho. Não foi um mar de rosas, mas também não ficou paralisado.
 2 - Encontrar o mozão para construir uma relação feliz;
Meta não cumprida. Essa é uma meta da vida, mas ainda não deu certo. Se em 2017 eu conheci muita gente e tive experiências das mais diversas, em 2018 fui bem mais seletiva, mas ainda não achei alguém que aposte nos mesmos planos que eu. Sigamos.
3  Publicar os artigos que não publiquei em 2017 por conta do fim do pós doc;
Meta cumprida. Além dos textos para o blog, que valem como contribuições informais, comecei o ano publicando o artigo Pedro Bloch: Um escutador de crianças, sobre meu pós-doc em um periódico especializado neste link . Logo em janeiro submeti um artigo sobre os Dicionários de Humor de Bloch para a Revista de História da USP, ele foi aprovado para publicação em primeira instância, mas ainda não foi publicado, vamos aguardar. Mais para o final do ano, enfim, publiquei o artigo As novas realidades das “fictâncias” de Guimarães Rosa., este sobre as representações de crianças nas estórias do Rosa, na revista Tópoi. Para um ano difícil como este que se encerra, acho mais que bom.
4 - Continuar frequentando o "Todo Domingo Musical" na Casa das Caldeiras;
Meta cumprida. Não foi como em 2017, só alegria, porque tivemos meses em que nem todo domingo foi musical, infelizmente. Mas nos que tivemos festas, eu estive lá, me divertindo muito.
5 -  Voltar a assistir frequentemente o Instrumental SESC Brasil toda semana;
Meta não cumprida. Embora tenha começado bem, frequentando o evento muitas vezes em janeiro, em breve comecei a ter problemas, fiquei doente, tive que estudar, fiquei com preguiça... Acabei desanimando muito e no final não tive mais ânimo de ir ao Consolação. Algo que lamento muito, especialmente porque não sabemos como ficarão as coisas com os cortes de verba no Sistema S... tomara que não, mas infelizmente há a possibilidade de eu ter perdido essas oportunidades de ouro e não sei se vou poder retomar.
6 - Seguir firme no treino seis vezes na semana, pois cansa,mas me fez muito bem;
Meta cumprida. Apesar de tudo, acho que consegui me manter fisicamente esse ano. Posso não ter sido tão assídua na academia, como em 2017, mas é que eu tive problemas – tive que estudar muito, viajar para o concurso, acompanhar minha mãe no hospital muitas vezes, desânimo com a vida mesmo, mas não cheguei a parar ou dei passos para trás. Estou contente por estar como estou. Sigamos.
7 - Continuar minha imersão no  mundo negro em novas músicas e pessoas, pois foi muito rico para mim esse exercício de identificação;
Meta cumprida. Cheguei no ponto onde não me identifico, e isso doeu muito. Não sei lidar com o não pertencer. Mas não vou parar a imersão, um dia pode doer menos. Tomara.
8 -Viajar. Se em 2016 fui a MG  e em 2017 ao RJ, para 2018 minha meta é voltar aos dois Estados, ou então conhecer um novo, quem sabe Salvador, para ajudar a cumprir a meta 7?! ;
Meta parcialmente cumprida. Não viajei para Salvador, nem para o Rio de Janeiro, mas estive em MG, num das viagens mais doloridas que fiz até lá, acho que vou demorar um bom tempo até ter coragem de retornar àquele lugar que eu tanto amo. Mas Minas sempre haverá e um dia ainda volto para lá!

9 - Assistir a um show do Tom Zé novamente, já que em 2017, ano que vi muitos e muitos shows, o dele eu não  pude ver depois de tantos anos sendo público fiel do meu ídolo;
Meta cumprida. Depois de dois anos, finalmente me dei de presente de aniversário outro show do Tom Zé, meu amado. Deu para matar um pouco da saudade e sentir como é bom estar “em casa” e como ele me nutre de forma tão integral! Viva Tom Zé, sempre!
10 - Ajudar todo mundo a transformar os obstáculos em conquistas  sempre que puder, essa é a meta para a vida!
Meta parcialmente cumprida. Foi um ano que senti como muito ruim, não só para mim, mas para todos e suponho que muito mais do que ajudar, eu fui ajudada tantas vezes. Gratidão.
Finalmente, ao contrário do que eu mesma suponha antes dessa análise, o ano não foi de todo ruim, muito pelo contrário, aliás: das dez metas  só duas não foram cumpridas; três foram parcialmente cumpridas e a cinco, a metade, oram cumpridas com sucesso. Só tenho a agradecer ao universo, a Deus e aos Orixás pela oportunidade de ter vivido mais esse ano, apesar de tantas vezes ter querido desistir de tudo. Não desisti e nem desistirei, pois imersos na vida não a interpretamos bem, no final revendo as cosias, o bicho nem era tão feio quanto parecia. Sigamos em 2019. Em breve publico a lista de metas para o Ano Novo.