quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

RELEMBRANDO 2018 3: Retrospectiva do blog


A tradicional retrospectiva do blog Pequenidades, embora eu tenha escrito pouco aqui esse ano e  a vontade de rever esse ano duro seja quase zero, vamos lá:

JANEIRO – Estava confiante de que ia achar algum trabalho e procurando muito, mas em troca só o grande silêncio. Vi  ouvi Hamilton de Holanda e Armandinho no Sesc Instrumental. Li  a biografia de Van Gogh de David Haziot e amei !
Biografia de Van Gogh

 Neste mês também foi publicado o  meu primeiro artigo sobre meu pós doutorado  sobre  Pedro Bloch e as crianças e eu estava positiva sobre o ano que só começava.
FEVEREIRO – Como quase todo ano, fevereiro é Carnaval... em 2018 foi um desses! Nas escolas de samba cariocas, emocionante foi a Tuiuti e sua crítica social! Mas eu curti demais mesmo foram  os bloquinhos de rua aqui de Sampa. Tentei o pré-carnaval o bloco Pilantragi, mas acho que eles dão certo só para festas e no bloco  não deu muito certo. Diversão mesmo só  nos quatro dias oficiais : começando com meu favorito Tarado ni você! Depois o delicioso Bloco do Sydney Magal e minha estreia no Bloco Lua vai  e a tentativa de diversão no Bloco SP Beats e fez o ano valer a pena!
Elenco de Pantera Negra

Mas fevereiro foi mesmo o mês do filme Pantera Negra! Que sensação! Amei, amei amei!
MARÇO- Embora eu tenha começado bem, ouvindo as sensacionais meninas do grupo Dedo de moça misturarem samba e música erudita  no Instrumental Sesc Brasil e do Red Hot Chili Peppers ter tocado "Menina mulher da pele preta", "esta música linda" no Lollapalooza, março foi o mês marcado por mortes : começando pelo brutal assassinato de Marielle Franco, que ainda não engolimos até agora.  Depois foram mortes na ciência, o físico Steven Hawking e o historiador Hayden White, encerrando uma era da historiografia, na qual eu também fui formada. Sigamos.
ABRILFoi um mês de celebração para mim, fui a dois shows maravilhosos no Sesc Pompéia, o Grooveria, com a minha parceira de rolê Andrea Pereira. 
Eu e Eriane na festa black

Depois  num Baile Black, no qual conheci o Jordan Costa, da banda The Soul Session, sempre louvando Tim Maia, nosso rei! Também em abril eu vi, com a Rosane Pavam, a exposição do fotógrafo Chichico Alckmin sobre Diamantina, coisa linda, lindíssima! 
MAIOFoi o inicio de um período com menos comemorações na  vida,  mas eu comecei a escrever textos sobre a herança africana na canção brasileira, com um texto sobre Jorge Ben, que eu amo! 
JUNHO Se em fevereiro tem carnaval, junho tem Festa Junina, e em 2018 não foi qualquer uma, foi uma Pilantragi, morri de dançar!


Caipirinha pilantra


Divulgação da festa junina
Mas junho foi mesmo um intenso mês de estudos, e  nele consegui escrever sobre canção popular, como este texto sobre o disco Tecnomacumba, da Rita Ribeiro. 
JULHO Foi o mês que curti uma dolorida frustração profissional, por isso postei pouca coisa aqui no blog. Ainda neste mês eu publiquei um texto sobre a herança africana na música de Milton Nascimento, mas o que me salvou mesmo foi a Copa do Mundo, na qual SÓ DEU SENEGAL!Queria todos para mim, mas o mais comentado aqui foi mesmo o técnico Aliou Cissé, que homem maravilhoso!
Um senegalês gentil
 AGOSTO – Em agosto não tinha mais Copa, mas ainda tinha que digerir a frustração de julho, foi  punk, fiquei dias sem forças para sair de casa. Mas aproveitei para ler o livro mais legal do ano, Segredos guardados,  do Reginaldo Prandi, foi maravilhoso. 
Capa do melhor livro do ano
SETEMBRO – Também foi duro. Preocupada com a saúde da minha mãe. Fui a igrejas, a terreiros, a todos os lugares. Logo no começo do mês eu assisti a um show sobre o disco Clube da Esquina 2, muito emocionante. Salvou meu mês. Tive que falar de política no blog, falei bonito, não de forma eleitoreira, mas com propriedade. Mal sabia o terror que seriam as eleições, embora os alertas estivessem sendo dados!
Melhor meme de 2018
OUTUBRO  Eleições, só o terror! Um mês cheio de temor:  #EleNão, fake news, um horror! De bom foi que escrevi mais dois textos, um sobre o primeiro disco dos Afro Sambas, este sobre o lançado na década de 1960, o outro sobre a regravação dele por Baben Powell, coisa muito fina.
Foi meu aniversário de despedida dos "inta" e comemorei lindamente os 39 anos no Memorial da América Latina com as amigas Ana e Karen, depois teve até surpresa de um grupo de samba
a surpresa de aniversário da Ana Matos e da Karen

Amigos que me levaram para um bar para me fazer surpresa
NOVEMBRO – Tudo que temíamos em outubro aconteceu em novembro. #EleNão virou Ele sim e o clima não foi nada tranquilo, novamente. De bom teve o Dia da Consciência Negra, com DJ Hum e tudo mais, e que tive este artigo publicado em uma revista conceituada. Segue o baile.
Baile Soul do DJ Hum 
DEZEMBRO – Inferno astral de Jesus. Imagina, né? Tivemos uma resposta emocionante, sensata e precisa do  historiador Sidney Chalhoub sobre os ataques à história que sofremos no Brasil de 2018, muitos orixás e cansaço deste ano mau. Adeus 2018...

Em breve posto o último da série RELEMBRANDO 2018, e será um balanço  sobre as metas 2018 e as propostas para 2019.