quarta-feira, 15 de abril de 2020

Morreu Rubem Fonseca, autor da minha juventude

 Foto: Divulgação in O Globo

Na tarde  15 de abril de 2020 morreu por um infarto aos 94 anos o escritor Rubem Fonseca.
Fonseca foi o grande autor da minha adolescência, li muito Fonseca, ainda muito jovem, depois não li mais, embora continue achando que ele foi um dos grandes autores brasileiros, o nosso maior contista. Por conta disso reservo em minha estante minha pequena coleção de seus livros, que nunca mais reli, mas guardo como tesouro:
Meus velhos livros de Rubem Fonseca
Na minha coleção temos da esquerda para a direita, os seguintes livro "Vastas emoções e pensamentos imperfeitos"; Contos reunidos"; "Agosto"; "Bufo e Spallanzani"; Caso Morel", "Lúcia McCartney", "O Buraco na parede", "E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto"; "História de Amor"; "O Selvagem da ópera"; "A Grande arte". Ou seja, são onze volumes, destacando que no conteúdo de "Contos reunidos" temos outros seis livros de contos  mais famosos de Fonseca ("Os Prisioneiros"; A Coleira do cão"; "Lúcia McCartney"; "Feliz Ano Novo"; "O Cobrador" e "Romance Negro", além de dois contos inéditos "O anão" e "Placebo".
Como podem ver,  li muito Fonseca muito jovem... Amava! Meus favoritos são os contos de O Cobrador, Feliz Ano novo, "Lúcia McCartney"(enquanto conto experimental, tem um sabor especial). Nunca esqueci e mesmo não tendo relido, sempre lembrava quando assistia a algum filme do Tarantino, por exemplo.  Mas as  obras mais recentes não conheço.
Bravo meu contista favorito! Obrigada por tudo! 👏🏾👏🏾