sábado, 16 de março de 2024

Um dia, um rio: teatro infantil cantado

O cartaz, no Teatro Anchieta

 Assuntos relacionados à crianças sempre me interessam, pois pesquisei o assunto muito tempo. Teatro infantil em especial, pois significa interagir com a meninada em tempo real, então pelo menos uma vez no ano assisto a uma peça infantil.

Eu, naquela manhã
                   

Antes, no caminho, como uma introdução ao mundo das crianças, passei pela exposição do centenário de Cândido Portinari fui admirar detalhes da reprodução de Menina sentada  (1943).



Um dia, um rio é uma peça teatral que conta a história de um rio,  do Grupo 59 de Teatro, inspirada no livro de mesmo nome de Leo Cunha e André Neves, com  dramaturgia escrita por Bruno Gavranic, dirigida por Fabiano Lodi  do grupo em cartaz na rede sesc e que no dia 16 de março fazia sua estreia no Teatro Anchieta e eu estava lá para conferir. Apesar da venda de ingressos estar esgotada no site, a platéia não chegou a lotar, o que estranhei bastante.

A peça era bem minimalista, figurino e cenário bastante básicos, de cores verde azulada para representar o rio, sem fantasias de encher os olhos infantis, de cara parecia já feita para agradar mais a um público infantil mais velho. 

Realmente  peça carregada em poeticidade, é toda cantada, conta uma história que me agradou muito, como adulta, mas só que nem toda criança gostou, algumas mais novas, cheias de energia, não aguentaram sessenta minutos ouvindo a história longa longa do rio. Uma perto de mim perguntava a todo instante "já acabou?" Essa bela peça não parece ter aquela agilidade narrativa infantil de um curto texto de Ondjaki, que cansa rapidamente  o adulto, mas se harmoniza com o ritmo infantil, por isso algumas crianças choraram  e tiveram que sair, uma pena. Mas a  maioria, estava curtindo a experiência, acompanhando as canções com palmas e vivendo aquilo na intensidade.

Depois almocei no Sesc e foi uma manhã de sábado muito satisfatória.

Alguns registros :


palco, quando entramos

                                                      

uma foto que eu tirei

 

uma foto do encarte

Encarte
Enfim soube das aulas de música nas terças

Só posso comer a massa do Consolação
se vou ver teatro infantil de manhã

Estórias do templo da música que é o Sesc Consolação

                                                   

Amo o Sesc Consolação. Ja falei isso?