terça-feira, 7 de janeiro de 2020

"Coração americano: Um sabor de vidro e corte"



Faz tempo que tenho tido contato com africanos. É sempre rico, muita beleza, muitas cores, odores e sabores e também contato com outras culturas e outros sons. Embora pareça tanto, a cor da pele, o jeito de corpo, o toque, é sempre evidente que se trata de um  contato com o outro... falta um elo mais forte, que o contato pode até complementar por algum momento, mas não é regra.

O contato com essas diferenças acaba ressaltando tantas coisas que são muito nossas, resultado de nossa história e vivência que eles não saberão. Sobre San Vicente e a possibilidade de ser o que é , Eduardo Campos nos alerta que  mesmo um dos autores da canção, Fernando Brant, e tantos outros  brasileiros  brancos podem até vir a entender, mas não saberão o que é ter um  

"Coração americano: um sabor de vidro e corte" (Milton Nascimento e Fernando Brant)

Para isso é preciso ouvir Milton Nascimento de vez em quando.

Metas 2020, enfim


Metas 2020

Eu sei que já viramos o ano, mas acho que ainda está em tempo  para traçar as metas para o novo ano. Como o cenário continua instável e as possibilidades bem duras, vou continuar com poucos planejamentos, mas em relação às cinco metas de 2019, para esse ano tem uma meta plus:

1 - CONTINUAR VIVA: Essa é a primeira e mais importante meta de todos os anos para todo mundo e é a única que eu sempre me lembro no decorrer do ano, porque, eventualmente, surge o questionamento, sem resposta, sobre  de qual a importância de continuar viva. Se em anos passados foi me divertir, estudar, trabalhar, em 2020 não sei mesmo como será, mas prometo me manter firme na manutenção da minha vida.

2 - ACHAR UM MOZÃO : Outra meta da vida, que m 2019 não foi alcançada, nem podria ser, pois eu estava só na defensiva. Em 2020 já vejo algumas sutis mudanças e mesmo que eu não esteja ainda com as portas do coração abertas, mas já comecei o ano experimentando novas vivências como mulher. Se isso vai virar amor ou não, é o mistério do ano, vamos acompanhar o desenvolvimento da cena. Só deixo um pedido: pretos, me ajudem: MELHOREM, porque eu vou tentar melhorar também!

3- ENCONTRAR UM TRAMPO : Faz tempo que tem essa meta nos anos, mas dessa vez eu quero ousar mais: quero atuar na minha área. Depois de um 2019 vitorioso, mas totalmente voltado à minha mãe e sua saúde, agora sinto necessidade de olhar um pouco mais para mim, meus desejos e necessidades. Porque eu estudei e não foi pouco,  estou preparada e ficar de fora no jogo é uma perda enorme, não só para mim pessoalmente. Para atingir esse objetivo, pretendo escrever artigos e tentar publicar, participar de mais eventos nos quais poderei conhecer gente e pensar em outras possibilidades na vida.

4- ACELERAR O CRESCIMENTO DOS CABELOS : 2019 foi um ano bem difícil, embora e algumas coisas que não deveriam ter mudado, mudaram. Dei uma engordadinha e o pior, cortei meus cabelões, desde então não me reconheço mais na imagem do espelho. Claro que isso tem toda uma história oculta por trás, o crescimento do cabelo é uma metáfora do renascimento necessário e serve como uma ampulheta para medir o tempo de um luto enorme que estou vivendo desde setembro de 2019. Agora é dar tempo ao tempo, esperar e cuidar para que, na hora certa, meus cabelos voltem e a vida continue. Está sendo dolorido,  mas muito importante tudo isso, porque a vida é mudar, sempre.

5- TREINAR BASTANTE : Outra meta “de sempre”, que eu espero que se cumpra. Já não posso imaginar como será cumprida, porque no ano passado continuei treinando, mas alguma coisa tinha mudado e os resultados não foram mais tão positivos. Mas continuo querendo cuidar de mim, porque eu mereço, até mesmo para manter a EM bem quietinha na gaveta do criado mudo. Sigamos !

6- BUSCAR OS SENTIDOS DA VIDA :  Resumindo todas as outras metas, essa é a caminhada mais dolorosa e também pode ser a mais prazerosa da vida. Um caminho em direção à ancestralidade.  Não sei muito bem porque quis colocar essa meta, por isso não vou escrever sobre o que e como estou pensando sobre isso, apenas deixar essa meta posta e,  no final do ano, ver como eu vou estar respondendo.

Venha 2020, espero estar preparada para enfrentar os cactos da vida que podem ser espinhosos, mas sobretudo são belos!