segunda-feira, 18 de julho de 2022

Etíopes: Reis africanos que governaram a India

  


História não contada de reis africanos que governaram a Índia


 Uma civilização dominante foi construída no Vale do Indo por mais de mil anos por homens e mulheres negros orgulhosos e ambiciosos conhecidos como Dravidianos antes da fundação da Grécia e Roma.


Dessas origens, os reis africanos impulsionaram o comércio, a cultura e os sistemas de crenças da região da Índia. Os etíopes têm relações muito íntimas com os índios. Na verdade, na antiguidade os etíopes governavam grande parte da Índia. Esses etíopes eram chamados de Naga.


Foi o Naga que criou o Sânscrito. Uma leitura da antiga literatura dravidiana que data de 500 aC nos dá informações consideráveis sobre os Naga. Na tradição indiana, os Naga conquistaram a Índia central dos Villavar (arqueiros) e Minavar (pescadores).


Os Naga eram grandes marinheiros que governaram grande parte da Índia, Sri Lanka e Burma. Para os arianos, eles descreveram como meio homem e cobra. Os tâmeis os conheciam como pessoas guerreiras que usavam o arco e o laço.


A primeira menção do Naga, aparece no Ramayana e também são mencionados no Mahabharata. No Mahabharata, descobrimos que os Naga tinham a capital no Dekkan, e outras cidades se espalharam entre Jumna e Ganges já em 1300 aC.


O clássico dravidiano, o Chilappathikaram, deixou claro que o primeiro grande reino da Índia foi Naganadu.


 Os Naga provavelmente vieram de Kush-Punt / Etiópia já que os Puntitas foram os maiores marinheiros do mundo antigo, e nas inscrições Keméticas há menção dos portos Puntite de Outculit, Hamesu e Tekaru, que correspondem a Adulis, Hamasen e Tigre.


 Mesmo as lendas da Índia reverenciam a raça negra que lançou as bases de sua civilização, e os livros mais sagrados da Índia também afirmam que a iluminação veio da Etiópia (O primeiro Deus da Índia foi um homem negro com dreads chamado Shiva). Pouco se sabe sobre Shahzada Khoja Barbak - o etíope que conquistou o Reino de Bengala e estabeleceu a dinastia Habshi em 1487. Mas sabemos que ele era um Siddi.


Os Siddi, também conhecidos como Sidi, Siddhi, Sheedi, Sawahili ou Habshi, são um grupo étnico que habita a Índia e o Paquistão. Os membros são descendentes dos povos Bantu da região da África Oriental. Também sabemos que ele foi assassinado por um dos seus, pouco depois de chegar ao poder.


O homem que ocupou seu lugar foi Malik Andil Khan Sultan. Ao assumir o trono, Malik Andil Khan mudou seu nome para Saifu-d-din Abul Muzaffar Firuz Shah, e realmente provou ser um rei sábio.


 De acordo com as moedas encontradas com seu nome, ele reinou de 1487 a 1490.


Ele garantiu paz e conforto para seus súditos, foi incomparável em sua generosidade, e concedeu aos pobres os tesouros e a generosidade dos soberanos do passado, que os acumularam com esforços e dores consideráveis.


Uma história da Biblioteca Índia ilustra sua empatia pelos pobres. Os membros do governo não gostavam dessa generosidade para com os pobres e costumavam se dizer: Este abissínio não aprecia o valor do dinheiro que caiu em suas mãos, sem esforço e trabalho. Devemos começar a descobrir um meio pelo qual ele possa aprender o valor do dinheiro, e evitar sua extravagância e prodigalidade inúteis. ”


Então eles coletaram aquele tesouro no chão, para que o rei pudesse contemplá-lo com seus próprios olhos e, apreciando seu valor, pudesse atribuir valor a ele. Quando o rei viu o tesouro, ele perguntou: Por que este tesouro foi deixado neste lugar?


Os membros do Governo disseram: Este é o mesmo tesouro que distribuíste aos pobres. O rei disse: Como pode este montante ser suficiente? Adicione outro lak a ele.


 Hoje, ainda é possível visitar uma mesquita, uma torre e um reservatório na cidade de Gaur erguido por ele.


Jamal al-Din Yaqut (ca 1200)


 Jamal começou sua ascensão ao poder em Delhi como um habashi, um dos muitos africanos escravos de ascendência da África Oriental frequentemente empregados por monarcas muçulmanos como mercenários e membros de equipes de segurança real.


Pouco depois de seu emprego começar, a então soberana rainha Raziya (1236-1240), a primeira monarca de Delhi, passou a gostar dele. Posteriormente, ele foi promovido a cortesão real e, mais tarde, ascendeu para ocupar o importante posto de superintendente dos estábulos reais.


Ela concedeu-lhe o título honorífico de Amir-al-Khayl (Amir de Cavalos) e, posteriormente, o muito superior Amir-al-Umara (Amir de Amirs), para descontentamento da nobreza turca que na época também tinha negócios na região .


Já ressentida por ser uma mulher governada pelos nobres e clérigos muçulmanos, a proximidade de Razia com uma escrava abissínio (considerada racialmente inferior aos nobres turcos que governavam o sultanato) alienou a nobreza e os clérigos e logo provocou rebelião aberta e conspiração.


Jamal al-Din Yaqut acabou sendo morto por seus inimigos.


 Malik Sarwar (1394 - 1403)


 Malik Sarwar, também descrito como um habashi, tornou-se governador de Jaunpur, um sultanato próximo a Delhi. Sob o título de Malik-us-Shark (rei do leste), ele capturou a província de Jaunpur


De acordo com a História da Índia Medieval, Parte I (S.Chand & Co, 2007), Em 1389, Malik Sarwar recebeu o título de Khajah-i-Jahan. Em 1394, ele foi nomeado governador de Jaunpur e recebeu o título de Malikus Sharq do sultão Nasiruddin Mahmud Shah II Tughluq (1394 - 1413)


Logo, ele se estabeleceu como um governante independente e assumiu o título de Atabak-i-Azam. Ele suprimiu as rebeliões em Etawah, Koil e Kanauj. Ele também foi capaz de controlar Kara, Awadh, Sandila, Dalmau, Bahraich, Bihar e Tirhut.


O Rai de Jajnagar e o governante de Lakhnauti reconheceram sua autoridade e lhe enviaram vários elefantes. Após sua morte, ele foi sucedido por seu filho adotivo Malik Qaranfal, que assumiu o título de Mubarak Shah.


Malik Sarwar e seus cinco sucessores, ou seja, Malik Mubarak Quranfal, Ibrahim Shah, Mahmud Shah, Bhikhan Khan e por último Hussain Shah são chamados de reis Sharqi que governaram o reino de Jaunpur por pouco menos de um século.


Todos eles eram, sem exceções, negros indo-africanos também chamados de habashis ou etíopes na Índia. Este foi o período de paz e prosperidade na história de Jaunpur, testemunhando realizações notáveis nos campos da arte, arquitetura, educação, trocas comerciais e comércio.


Malik Ambar (1550 -?)


 Um dos mais famosos entre os indo-africanos foi o célebre Malik Ambar (1550-1626). Malik Ambar, cujo nome original era Shambu, nasceu por volta de 1550 em Harar, na Etiópia. Após sua chegada na Índia ele foi capaz de formar um exército formidável e alcançar grande poder no reino de Ahmadnagar, no oeste da Índia. Ambar foi um diplomata, estrategista e administrador brilhante. Em 1590, Ambar se separou de Bijapur e construiu um exército mercenário independente de mais de 1500 africanos, árabes e homens Dakani locais. Ele finalmente ingressou no estado de Ahmadnagar e mais tarde prendeu o rei Murtaza II, nomeando-se ministro regente. Ambar promoveu minorias de vários grupos étnicos a posições-chave e implementou reformas financeiras, educacionais e agrícolas.


Ferista, um historiador árabe contemporâneo, elogiou Ambar. Ele parece ter sido o financista mais esclarecido de quem lemos na história da Índia. Ambar também organizou um exército de 60.000 cavalos e derrotou com sucesso os Moguls pelos próximos 20 anos.


Os Moguls não puderam conquistar Dakan até depois de sua morte. No século 16, havia muitos outros habishi poderosos no cenário político da Índia. Chingiz Khan, o primeiro-ministro de Nizam mul-Mulk Bani, rei de Ahmadnagar em 1575, era de origem africana.


Após a morte do rei, o filho do rei Murtaza I liderou uma revolta com vários habishis contra a reivindicação de poder de sua mãe. Em 1595, durante o reinado de Murtaza II, o primeiro-ministro Abhangar Khan também era um habashi.


Hoje, as comunidades habashi diminuíram devido a casamentos mistos generalizados com outros muçulmanos, mas sua influência está inegavelmente impressa nos rostos das pessoas de hoje, bem como na arquitetura local. Os homens mencionados acima são apenas alguns dos Abysinnian, Governantes habashi, etíopes e dravidianos, líderes e homens sábios que moldaram a Índia de hoje.

#afrecult


Gente, sabendo dessa história não contada por tanto tempo, até dá pra entender de onde surgiu um Jorge Ben, de ascendência etíope, cuja "estrela era do oriente"❤️
#OMelhorDoBrasilÉJorgeBen