domingo, 20 de abril de 2014

"Poemas para ouvir: uma interpretação dos cadernos de estudos para a obra de Guimarães Rosa"

Imagem de um manuscrito avulso de "Grande Sertão: Veredas", publicada na
Revista de Estudos Avançados, no. 58, 2006, p.92

Aos interessados nos processos de criação literária, muito já se falou a respeito das tão comentadas cadernetas de João Guimarães Rosa, entretanto - talvez porque se pensasse que se tratava da mesma coisa - pouco se falou sobre seus  Cadernos manuscritos. Mas agora acaba de ser publicado na Revista Manuscrítica um artigo que escrevi, no qual proponho uma interpretação deles, enxergado-os como documentos autônimos, que são diferentes das cadernetas, e que nos contam muito sobre os processos de escritura de Rosa e também  dos do ofício dos literatos no século XX. 
Para fazer o download do artigo "Poemas para ouvir: uma interpretação dos cadernos de estudos para a obra de Guimarães Rosa", clique aqui .

Esta é a minha primeira grande publicação e sei  que sofro do mal do pioneirismo, então meu  artigo deve ter muitos tropeços, mas acho que aquela fonte é  rica e capaz de suscitar diálogos e debates. Ainda que não tenha saído na revista por algum engano editorial, cabe esclarecer que o conteúdo deste artigo é parte de um dos capítulos da tese "Escrevendo a lápis de cor: Infância e História na escritura de Guimarães Rosa", que desenvolvo na área de História Cultural e devo defender ainda no primeiro semestre de 2014, na USP.

Grata pela atenção
Camila Rodrigues