sexta-feira, 10 de junho de 2022

TEMPO DA ESPERA

 


TEMPO DA ESPERA : Quem me conhece sabe que eu sou absolutamente apaixonada por Walter Benjamin e seus textos sobre infância (citando Sonia Kramer "Walter Benjamin já nos alertava para o fato de que O HOMEM FAZ HISTÓRIA, DE QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE SE FAZER HISTÓRIA, PORQUE TEMOS A INFÂNCIA."), especialmente o seu "Infância berlinense:1900" (que seria tema do meu pós doc dos sonhos em 2014). Deste livro destaco inúmeras passagens para o trabalho e para a vida. Sobre História, minha especialidade, me interessam as concepções de tempo que o filósofo alemão vai montando a partir de uma meio que forjada memória da sua percepção, quando era apenas um menino no ano de 1900, na capital alemã. No excerto "A febre", um dos meus favoritos, encontro a literalmente brilhante ideia da "necessidade de olhar para o futuro apoiado no TEMPO  DA ESPERA, que, como num passe de mágica,  tornaria tudo melhor! Vejamos um trechinho  maior, nessa poética tradução do português João Barrento: 

"Eu ficava muitas vezes doente. Daí vem talvez aquilo que todos veem em mim como paciência, mas na verdade não corresponde a uma virtude: a tendência para ver as coisas que para mim são importantes aproximarem-se de longe, como as horas se aproximavam da minha cama de doente. Assim, tiravam-me uma grande alegria se, numa viagem, não  pudesse esperar muito tempo pelo trem na estação; e pelo mesmo motivo, dar presentes tornou-se para mim uma paixão, pois, sendo eu aquele que dá, antevejo a muito grande distância a surpresa dos outros. Enfim, a necessidade de olhar para o futuro apoiado no tempo da espera, como um doente espera, apoiado nas almofadas que tem nas costas, teve mais tarde como consequência que as mulheres me pareciam sempre mais belas quanto mais tempo tinha de esperar por elas, confiante. "A febre", Walter Benjamin (trad. João Barrento, Autêntica,2003, p. 88)  

Nesta semana de coração apertado e muita angustia, tive que esperar muito, muitas vezes e, de alguma forma, foram TAMBÉM  esses "tempos de espera" que acabaram me acalmando pouco a pouco e eu termino a semana muito  mais leve do que comecei. Gratidão!