![]() |
| Cinesesc abril 2025 |
Não ia ao Cinesesc desde antes da pandemia. Aquele que era um dos meus lugares favoritos de São Paulo, tinha se tornado uma lembrança.
Os tempos são outros,já pude comprar meu ingresso antecipado pela internet via Pix,mas foi muito significativo ter saído de casa, mais não na vez ,para assistir o filme que estava passando naquela tarde na rua Augusta. Fosse ele qual fosse.
Sai toda arrumadinha, de marrom, pro cineminha, né sentindo bem, me sentindo viva
![]() |
| "É madeira, é pau, madeira é lenha" |
No caso foi o filme chinês "Chungking Express" (1994) ,traduzido como "Amores expressos", do diretor Wong Kar-Wai 1994.
Eu gostei do filme! Achei que tem muito assunto pra comentar. Vejamos um trailer
No dia seguinte, em casa, escrevi impressões iniciais:
AMORES EXPRESSOS (1994): Assisti a esse um filme chinês no Cinesesc ontem. É sobre duas histórias afetivas de policiais em Hong Kong, mas sobretudo sobre os nossos sonhos e inevitáveis desencontros amorosos. O filme é uma delicinha, apesar de toda dor e solidão envolvidas. Ainda que traga cores poderosas (no meio do preto e vermelho, muito azul -blue- e amarelo agridoce do abacaxi enlatado) e também imagens bonitas, metafóricas e interessantes (perseguições no metrô, a corrida da solidão num ginásio, o avião de brinquedo a percorrer o corpo da aeromoça, a carta a se desfazer na chuva, a tachinha no quadro de cortiça que dilacerou o coração do policial, o tempo paralisado do solitário em meio à loucura da metrópole ao fundo, etc...) ,claro que o que mais me chamou a atenção foi a trilha sonora. Acompanhando a denuncia do filme, de uma Hong Kong americanizada, cheia de McDonald's e Coca Cola, a trilha, disponível no Spotify, é mesmo uma delicinha, também aposta em músicas que os EUA fez todo mundo conhecer. Mas são muito boas, falam mais sobre sonhos : "Califórnia Dreams" com The Mamas & The Papas; "Dreams", com Cranberries, e devo ouvi-la por toda a semana. Destaco a versão de "Dreams" em mandarim : nada mais a cara desse filme ♥️💕"
O filme completo não, mas achei um vídeo com cenas onde toca a versão da trilha em mandarim, cantada pela atriz do filme Faye Wong e é uma gracinha
Alguns dias depois, gostaria de fazer um comentário mais detalhado do filme. Contando duas histórias de encontros e desencontros vivenciados por policiais chineses na Hong Kong dos anos 1990.
A SENHA É ETERNO AMOR
![]() |
| Criminosa e policial: se acolhem |
Nesta parte sabemos da história do jovem policial de 25 anos 2263, que terminou uma relação há um mês, mas tem dificuldade em aceitar que é verdade, já que foi no dia da mentira, 1 de abril. Ele então cria várias histórias para se convencer de que não é verdade, uma delas foi ter comprado 30 latas de abacaxi (comida favorita dela) que venceriam em 1 de maio, dali um mês, quando ela voltaria, pois é seu aniversário, o que não acontece. Sua solidão é gritante, passa horas procurando ex-namoradas no telefone, comendo o abacaxi vencido e se perguntando se amor também tem data de validade? Nosso policial tem um pager (bem coisa de época) e a senha de sua caixa postal é "Eterno Amor", coisa inexistente. No dia 1 de maio ele percebe que aquele amor acabou, então tromba com uma loira misteriosa e compartilha com ela uma noite de cia mútua, primeiro em um bar, depois em um hotel, onde ela dorme enquanto ele come. Essa mulher, outra solitária, é a comandante de traficantes indianos na China. Foi traída , teve que matar e fugir. Não se conhecem o suficiente para se apaixonarem ou para saberem que esse amor é impossível, já que ela é uma criminosa e ele um policial, mas dividem um afeto de alguma forma. Tanto que é dela a única mensagem de feliz aniversário que recebe no seu pager!
CALIFORNIA DREAM
![]() |
| Após Califórnia, para onde quer ir? |
A segunda história do filme é a minha favorita, conta a história do policial 663, que é muito bonitinho, e começa o filme também tentando se recuperar de do fim de uma relação amorosa. A ex namorada dele é uma aeromoça que o abandonou sem dar satisfação. Quando ele vai tentar afogar suas mágoas numa lanchonete, é atendido por uma jovem que está começando agora o trabalho ali. Ela só trabalha com o rádio muito alto, no filme é ao som de California Dreams, que depois saberemos que é também o destino de seus sonhos. Secretamente ela se apaixona pelo policial, mas mantém segredo. Um dia a aeromoça, sabendo que ele sempre passava por ali, deixa uma carta de despedida com as chaves do apartamento. A atendente tenta entregar ao remetente, que sempre deixa para depois, mas um dia ela, sabendo que ele está no trabalho, vai a casa dele, mexe, remexe em tudo, arruma a bagunça do homem solteiro, cuida dos peixes, limpa as lembranças da ex, reaviva a casa. Ele, que ainda está cego pela dor da separação, percebe alguma mudança, mas não sabe se são reais ou ilusões.Um dia ele a pega no flagra e ela foge dele, só então ele percebe o trabalho de formiguinha, para sua reabilitação, que ela tem feito. Então ele a convida para um encontro, mas ela não vai. Só deixa uma carta que ele abre só depois de molhada pela chuva, mas sabe que ela viajou e quer reencontrá-lo dali um ano. Nesse reencontro ela conta que virou aeromoça, viajou para a Califórnia como no seu sonho, mas ainda não sabe que se já é a hora deles viverem esse amor. Termina em aberto, mas eu queria muito que fosse! Coisa mais linda essa história.
ESSE FOI O FILME! Que venham outros e eu retome o hábito de ir ao cinesesc!




