terça-feira, 9 de agosto de 2022

Qualidades da Oxum

 


AS QUALIDADES MAIS CONHECIDAS SÃO:


☆OXUM ABALÔ - É uma velha Oxum, de culto antigo, considerada Iyá Ominibú. Tem ligação com Oyá, Ogum e Oxossi, veste-se de cores claras, usa abebé e alfange.


☆OXUM IJIMÚ - É outro tipo de Oxum velha. Veste-se de dourado, amarelo e lilás. Leva abèbé e alfange, tem ligação com as Yámi, é responsável por todos os otás dos rios.


☆OXUM ABOTÔ OU OXOGBO - Também uma velha Oxum de culto antigo, ligada as Yámi, feiticeira, carrega Abebê e alfange. Tem ligação com Nanã e Oyá de culto Igbalé. É a Oxum que ajuda as mulheres a terem os seus filhos durante o parto. É a ela que devem se dirigir todas as mulheres que queiram dar à luz ou que procuram saúde para toda a gestação.


☆OXUM OPARÁ OU APARÁ - Seria a mais jovem das Oxuns, é um tipo guerreiro que acompanha Ogum, vivendo com ele pelas estrada.

Leva uma espada na mão. Usa um abebé e um alfange (adaga) ou espada. Caminha com Oyá Onira, com quem muitas vezes é confundida. 


☆OXUM AJAGURÁ - Tem um enredo com Aganju, uma qualidade de Xangô mais carregado e ligado ao fogo. Outra Oxum guerreira que leva espada, é jovem, tem ligação com Yemanjá.


☆OXUM OKÊ - Oxum jovem guerreira, muito ligada a Oxossi, carrega ofá e erukere.


☆OXUM IPONDÁ - É também uma Oxum guerreira ligada a Ibualamo. Yeyê Ipondá é rainha da cidade que leva seu nome Ipondá, leva uma espada e veste-se de amarelo ouro 

e branco quando acompanha Oxaguiã.


☆OXUM OGA - É uma Oxum velha e muito guerreira, carrega abebé e alfange.


☆OXUM KARÉ - É uma Oxum jovem e guerreira, ligada a Odé Karé e Logun Edé. Veste azul e dourado, cor do ouro. Usa um abebé e um ofá dourados.


☆OXUM IPETU - É uma Oxum de culto muito antigo, no interior da floresta, na nascente dos rios, ligada a Ossayn.


☆OXUM AYALÁ - É a avó, que foi mulher de Oxalá, veste branco.  Tem uma forte ligação com Olum Alabedé, o “ferreiro do céu”. Também pode ser chamada de Oxum Alá.


☆OXUM OTIN - Oxum com estreita ligação com Ínlè, ligada a caça e usa ofá e abebé.


☆OXUM MERIM OU IBERIN - Oxun nova, concentra a vaidade e toda beleza e elegância de uma Oxum.


☆OXUM POPOLOKUN- Oxum de culto raro, ligado aos lagos e lagoas.


☆OXUM OLOKÓ- Oxum guerreira , vive na floresta nos grandes poços de água, padroeira do poço.


☆OXUM OMINIBU - É uma Oxum mais nova. É a que vive na nascente do rio.


Salve todas as belas qualidades de Oxum 💛


Oore yèyé oò Oxum  💛👑🌻🐝🍯🐠💛


Créditos: Filhas de Oxum Ofc

#filhasdeoxumofc #candomble