terça-feira, 3 de novembro de 2020

Minicurso "A Estória contra a História", Semana de História UNESP/Assis

 

Entre os dias 27 e 29 de outubro eu ministrei um minicurso online sobre a contestação da História proposto pelas estórias rosianas da década de 1960.

Eu realmente me preparei para o curso, estudei minha trajetória de estudos rosianos, montando três aulas sobre o livro Tutaméia de Guimarães Rosa, uma mais teórica e  relacionada ao primeiro capítulo da   minha dissertação  (2009), outra tratando mais sobre como este tema aparece nos Cadernos Manuscritos do Fundo IEB/JGR e a terceira sobre a estória "Palhaço da boca verde", que aborda diretamente o tema.



Um desafio  foi a aula online.Testei antes com um amigo e na hora, tecnicamente,  deu tudo certo  porque tinha as aulas (e slides) prontos, mas a aula é solitária demais. Eu expunha em saber se eles estavam acompanhando. Estranho achei, mas é  o que temos. 

Não sabia quem eram os alunos, mas preparei o curso para historiadores, professores ou pesquisadores de História , mas também por isso, já que não estarei entre rosianos, falei de forma mais assertiva sobre meu autor (difícil para quem o estudou por uma década e tem muito o que falar). Quem já me ouviu falando do texto rosiano sabe que gosto de abordar na ponta do dedo, palavra por palavra, mas acho que não é caso fazer isso. No curso (pelo público e pela falta de tempo), acabei fazendo um voo mais panorâmico na literatura e me centrar mais nos temas históricos.

A aula que eu mais gostei de ministrar foi a segunda, eu realmente amo os Cadernos rosianos. Mas a terceira também foi boa, deu para me comunicar com os alunos, teve uma conversa e foi tão boa que a monitoria teve que dizer que ultrapassamos muito o horário final! (rs). Muito bom. Como imaginei, a maioria sabia pouco de Rosa, foi meio que uma introdução ao autor. Espero ter despertado o interesse, enfim. Como acompanharam eu me preparei muito pra esse curso, me dediquei e foi um prazer na minha quarentena. A única coisa ruim foi a instabilidade da rede de internet, nunca tinha segurança de que ia ter rede pra dar aula, isso me deixou bem tensa e quando acabou hoje foi um alívio tão grande que simplesmente cai exausta. E feliz. Vou até pensar em divulgar o Rosa, sei lá, numa live, será que alguém teria interesse? Quem sabe!



Bibliografia aula 1

Bibliografia aula 2 
Bibliografia aula 3