segunda-feira, 15 de abril de 2024

ELABORANDO TANTAS COISAS: O SAMBA É PERTENCIMENTO!


Espirito da intimidade, esse livro lindo sobre sabedoria ancestral africana



Em  "Espírito da intimidade", um livro sobre os ensinamentos ancestrais de tribos africanas, Sobonfu Somé, ensina a ancestral sabedoria da tradição Dagara, tribo do Volta Superior, na África. É muito rico ler sobre aquelas tradições e perceber como fazem , ou não, sentido para a gente atualmente. Para mim, em 2024, um ponto faz muito sentido: no livro eu li :

"A ausência de uma comunidade para receber um recém nascido pode, inadvertidamente, apagar algo na psique. Essa perda, mais tarde, será sentida como um enorme vazio. Embora essa pessoa sinta uma enorme necessidade de se conectar com outros, poderá ter dificuldade em buscar apoio da comunidade, temendo a rejeição. O que essa pessoa buscará, quando entrar em um relacionamento íntimo, senão preencher aquele vazio?
Quando ela perceber que seu parceiro, por si só, não vai conseguir preencher esse vazio, um problema será criado. Embora a pessoa entre em um relacionamento para satisfazer sua necessidade de comunicação, não consegue fazê-lo desse modo. É preciso toda uma comunidade para fazer isso. Uma única pessoa não pode satisfaz todas as necessidades, nem compensar a falta de continuidade experimentada desde o nascimento. (Espírito da intimidade, p. 71/2)


 Pois bem, se aquele que foi abandonado ao nascer carrega um vazio em sua psique e depois pode  vai buscar preencher essa lacuna num relacionamento amoroso, pois qualquer  sensação de identificação afetiva pode confundir com alguma completude. No meu caso, como vim comentando nesse link, o canto da sereia veio sempre com promessas de pertencimento religioso, aproximação aos orixás, ao sagrado e ao especial, que minha carência de órfã e meu desejo misturou com ancestralidade e quando dá erro, dói muito.

Na minha ilusão, Xangô e Oxum simbolizavam
o pertencimento que me foi negado, mas que eu merecia

 Quando enfim despertamos do transe, percebemos que tem algo errado e os  problemas surgem, porque a sensação de completude é falsa e acaba sendo dolorosa frustração , pois aquele vazio não pode ser preenchido por uma só pessoa, mas só pelo ABRAÇO DA COMUNIDADE, que para mim, que sou uma pesquisadora que tem muito interesse nas divindades, sabedorias e mitos, mas não consegue se adequar aos dogmas religiosos, esse abraço  não vem da comunidade religiosa. 

Como adiantei, estou elaborando tudo isso e, nesse momento, esse é o resumo da minha vida nos últimos tempos: frustração amorosa e o acolhimento no samba, o meu abraço de pertencimento a algo maior, à uma ascendência sagrada. 

Gosto de contar assim: Completa pelo samba, talvez eu esteja pronta para viver um amor mais tranquilo, sem depositar nele tão grandes expectativas. Talvez.