1 Rolê: Samba do Sol pós carnaval :Samba do sol pós carnaval
Foi o melhor porque foi um Samba do Sol raiz na Casa das Caldeiras, eu FANTASIADA DE SOL,com músicos que eu amo,com todos meus amigos de Samba do Sol ... tocou "Gente", versão Xande de Pilares, teve "Mania de Você", teve "Macetando" e eu só no refrão: "joga beijinho pra quem tá filmando" ! Depois, em novembro, teve uma versão bem parecida, nos 10 anos de Samba do Sol, mas essa aqui, eu toda solar, só teve uma! FOI DEMAIS 😍❤️
Eu: o Sol
|
Com Elmo, Natalia Nage, Roseli e Eta |
2 Música : Jorge Aragão! Menção honrosa para Jovelina Perola Negra e Cartola
Ganhei até um vídeo de agradecimento Do Zeca por ter ouvido tanto ele ❤️ |
Bom, pela minha lembrança, comecei o ano ouvindo muito Cartola, sem parar, todo dia o dia todo. Tenho os discos em MP3 e ia ouvindo... mas logo em seguida, entrei na loucura de ouvir Jorge Aragão, emanando a vinda de um nego véio para mim. Depois, já no meio do ano, baixei o Spotify e ele que me deu a versão sobre o que mais ouvi no ano (leia segundo semestre)
3 Livro e autor (a) do ano: Livro "Oração para desaparecer", Socorro Acioli
Nesse ano de leituras, que você pode acompanhar mais detalhadamente aqui, li livros realmente incríveis, conheci autores maravilhosos. Não teria como escolher qual livro foi melhor, todos foram ótimos, me ajudaram a entender algumas coisas, me divertiram, me fizeram mudar de atitude na vida, etc. Portanto escolhi o maravilhoso Oração para desaparecer, não por ele ser melhor que os outros, mas porque sempre vou lembrar de 2024 como o ano em que lutei pelo livro e, enfim, li esse exemplar tudo a ver comigo,como comento aqui.
4 Filme ou peça teatral "Retrato de um certo oriente", de Marcelo Gomes
Esse ano assisti a peça de teatro infantil "Um dia, um rio", que comento melhor aqui, mas no fim nem gostei tanto. No caso de filmes, até assisti alguns, muito por causa da Mostra de Cinemas Africanos, e também na TV Brasil, de vez em quando revia alguma produção nacional. Mas tinha que escolher esse do Marcelo Gomes porque ele me fez ir até a rua Augusta para assistir e eu não me arrependi em nada. Que filme lindo! Como eu comento melhor aqui.
5 Foto do ano : Comemorando minha saúde no samba
Fui flagrada pela fotógrafa do Samba do Tatu enquanto comemorava a volta da minha saúde no IV Encontro de Comunidades e Rodas de Samba no Maria Zélia em 9 de junho de 2024.
6 Bebida ou comida do ano: Bauru
7 Show: Höröyá
8 Roupas ou acessórios: Vestidos
9 Conquista do ano : Alta da minha mãe
Um brinde a saúde e |
Este natal foi muito especial para minha mãe e para mim, pois nele nós brindamos a alta dela no tratamento no Instituto do Câncer, depois de cinco anos de tratamento. Só nós, que estivemos sempre juntas nisso, sabemos o quanto foi difícil, mas agora ela saiu vitoriosa e minha maior conquista foi ter encerrado esse ciclo difícil da melhor forma, eu consegui cuidar e dar apoio a minha mãe no momento mais delicado para ela. Grande conquista!
10 Personalidade negra : Conceição Evaristo
Infelizmente nesse não lembro de ter conhecido nenhuma nova personalidade negra com ideias que me atraíram nesse ano. Nem mesmo o lançamento do meu querido Jeferson Tenório mexeu com meu pensamento como de costume e então lembrei que esse ano tinha lido dois livros quase que ilegíveis de tão fortes da Conceição Evaristo. Conceição é uma autora que eu já conhecia, de quem tinha lido o "Canção para ninar menino grande" no ano passado, e achei um dos livros mais bonitos e bem trabalhados da literatura negra brasileira. Mas esse ano eu li "Ponciá Vicêncio", uma história triste sobre heranças da escravidão que só Conceição sabe como contar. E também li "Becos da memória",um dos livros que mais me alarmou, muitas vezes eu tinha que parar a leitura, respirar, fazer massagem do peito para suportar o desamparo. Só uma grande escritora produz esse tipo de efeito, e até por causa disso, sua obra é sempre um soco no estômago para mim, me fez repensar tantas coisas sobre nossa vida de negros e negras, como poucos autores conseguem. Nem sempre tenho a coragem suficiente para ler Conceição, mas não tenho dúvida de que vale muito à pena, pois ela é uma das melhores escritoras negro-brasileiras contemporâneas. Obrigada conceição!
Parabéns e obrigada aos vencedores e vencedoras! Ano que vem tem mais!