segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Música de brinquedo

Nem falo nada sobre esse disco, essa idéia, isso tudo! Tudo a ver com meu trabalho! Não é lindo?

ELEIÇÕES 2010: DESCOMPASSOS?

Não queria falar muita coisa sobre as Eleições 2010, mas não aguento perceber e não comentar alguns fluxos acontecendo que eu percebo porque eu consegui fazer um bacharelado em História. O bacharelado é um curso de FORMAÇÃO - não um curso profissionalizante - e seu público alvo não é o aluno que estudou anos com APROVAÇÃO AUTOMÁTICA e formou-se um semi analfabeto. É essa a proposta que o eleitor paulista está elegendo. Em breve ninguém mais vai poder perceber os fluxos acontecendo, como eu estou percebdndo e comentando.Do que eu estou falando?

O sucesso estrondoso dos números de Dilma nos mostra (ou "nos joga na cara" como alguns diriam...) que, apesar de tudo, o brasileiro gosta de ser governado pelo Lula. E gosta muito. Eu li um texto do Mino Carta onde ele afirma que talvez o maior erro da campanha de Serra foi ter dado pouco valor à " mudança que o ex-metalúrgico guindado à Presidência acarretou para o País, acima e além de alguns bons e inegáveis resultados alcançados por seu governo." Neste texto Carta fala sobre a incapacidade das elites de perceberem uma MUDANÇA DE SENSIBILIDADE do eleitor brasileiro, que reage ao fluxo da História, enquanto as elites se ressentem e mostram uma "incapacidade de compreender um Brasil diverso daquele sonhado[pelas elites], esta ignorância, é que confere um toque patético à derrota da minoria privilegiada, dos herdeiros e cultores de um passado que os fez donos do poder." (Mino Carta)
Enquanto o Brasil atende ao fluxo da História, um cenário contrário é observado em seu Estado hegemônico: Em São Paulo o candidato do PSDB parece que vai ganhar por uma diferença tão grande quanto a entre Dilma e Serra.
Eu lamento muito por aquilo que eu comecei este texto falando aqui: Continuar apostando em uma proposta de educação assim (que pouco tem de educação) é, em última análise, tentar ao máximo, impedir que se formem LIVRES PENSADORES como eu, que são pessoas capazes de REFLETIR e TIRAR CONCLUSÕES como eu estou fazendo aqui.
Eu estou em processo de doutoramento em "Teoria da História" e hoje tenho a total noção da importância que isso tem: Sei que a História é bem mais que esse conteudinho que se ensina nas escolas - onde se apresenta o histórico INTRUMENTAL dos poderes - quando a História tem uma infinidade de sentidos e por seu significados em contante movimento devem PRODUZIR SERES CAPAZES DE PRODUZIR CRÍTICA, não ENCICLOPÉDIAS.
Por estar percebendo o descompasso entre a sensibilidade do Brasil e a do Estado de São Paulo e por saber que é em SP que está a maioria do dinheiro, fico alerta para o que pode acontecer, pois sei que nunca esse tipo de momento termina muito bem.
Fiquem atentos...