quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Projeto A arca de Noé, de Vinicius de Moraes


No livro  "Histórias e Canções: Vinicius de Moraes", escrito por Wagner Homem & Bruno De La Rosa que foi publicado em 2013 pela editora Leya, há um capítulo só sobre o projeto "A arca de Noé", contando a história que muito me interessa. Interessa a mim, especialmente, este trechinho:
A arca de noé" foi  o último trabalho em disco de Vinicius. Desde 1950, ele escrevia esporadicamente poemas para crianças, eventualmente publicados em jornais. Em 1970  Vinicius reuniu seus poemas infantis no livro " A arca de noé" , dedicado a seus filhos - Susana, Pedro, Georgiana, Luciana e Maria -, pela editora Sabiá, com poemas já publicados e outros inéditos". (p. 169) 

Procurei esta edição nas Bibliotecas da USP, mas só encontrei a da Cia das Letrinhas, dos anos 90 (estranho não?)... no catálogo das bibliotecas públicas de São Paulo encontrei em três delas... vou procurar consultar, porque quero ver demais como foi que a Sabiá editou aqueles poemas para crianças ... no novo (e completíssimo) site do Vinicius temos as seguintes informações :

"A ARCA DE NOÉRio de Janeiro, Sabiá, 1970Mais conhecidos pelo disco feito para crianças, os poemas da A Arca de Noé foram escritos por Vinicius muitos anos antes de sua primeira edição. Eram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganha o mundo. Seu lançamento ocorre na Itália, país onde a presença do poeta era constante, seja através de diversas visitas e temporadas ou de traduções de sua obra.

É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado

É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado É lá, justamente quando Vinicius conhece um amigo de Chico Buarque chamado Toquinho, que o disco com os poemas infantis é preparado. O disco é chamado L’Arca. No mesmo ano, seus poemas musicados na Itália são lançados em livro no Brasil. Dez anos depois, dois discos dedicados ao conjunto de poemas infantis de Vinícius também são lançados no país, com o mesmo nome do livro. 
A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter criado um laço com as crianças. Todas as gerações têm nos seus poemas uma porta de entrada no mundo da literatura e da música popular brasileira. Ao mesmo tempo, no âmbito musical, foi o primeiro trabalho que apresentou a ele Toquinho, parceiro até o fim da vida.
            NOTA BIBLIOGRÁFICA
           Capa e ilustrações de Marie Louise Nery"

Inclusive, no site do Vinicius a gente pode ver a capa do livro de 1970 :