sábado, 16 de março de 2019

Um presente sobre os afetos

Capa de O epírito da Intimidade

Ando com muita dificuldade em ler coisas que não sejam profissionais. Desde o começo do ano já iniciei a leitura de dois livros que gostaria de ler de verdade, mas não conseguia me fixar na leitura. Nenhum dos dois foi porque eu não tenha me interessado, mas por motivos outros, motivos internos... mas esta  semana ganhei de presente um pequeno  livro muito bonito, sobre as maneiras de se relacionar em uma aldeia africana. Estou lendo bem aos poucos, me deliciando a cada palavra e me encantando com cada descoberta, como eu gosto. Eu acho que era isso que eu precisava ler, para ver se dessa vez eu desemperro a leitura. 
Também, com um livro lindo desses, não dá para não animar. Vejamos um trechinho bem pequeno:

"A intimidade, em termos gerais, é uma canção do espírito, que convida duas pessoas a compartilharem seu espírito. É uma canção que ninguém pode resistir. Acordados ou dormindo, em comunidade ou sozinhos, ouvimos a canção. Não conseguimos ignorá-la."
Sobonfu Somé. O Espírito da Intimidade - Ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Trad. Deborah Weinberg. 2a. ed.  Odysseus Ed., 2007,  p. 25.

Conforme for lendo, posto trechinhos bonitos aqui para compartilhar com vocês, como costumo fazer ...