sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O Mito - Augusto de Campos

Poema de "O Mito", de Augusto de Campos, jan, 2019

Oxum Ijimú

Oxum Ijimú

OSUN IJIMÚ.
Ijimú é ligada a Nanã e por esse fato não se deve iniciar em homens, pois Nanã estará sempre muito perto de Ijimú.
Se conta que Ijumú é uma "Osô", ou seja: UMA BRUXA!

Todas as Osôs tem cabaças miraculosas que ganharam de Orunmilá (inclusive as OsoRongá também possuem cabaças).

Ogun e Nanã sempre foram desafetos e se desprezavam, mas Ogun declarou guerra a aldeia de Nanã. 

Nanã não tinha medo de lutar e nem de morrer, mas ela temia por suas crianças. Nanã tinha filhos e netos a sua aldeia era formada por sua família e ela sabia que se perdesse a guerra Ogun mataria suas crianças ou os venderia como escravos.

Nanã se desesperou e então sem ter alternativa ela pediu ajuda a feiticeira Ijimú que morava no fundo do rio Osun. 
Osun Ijimú se dispôs a ajudar Nanã a salvar as crianças, ela usou sua cabaça e a fez ficar gigantesca, assim colocou toda a família de Nanã ali dentro e então fez a cabaça ficar pequena novamente e a escondeu no fundo do rio prometendo a Nanã que se ela perdesse e Guerra Ijimun cuidaria de seus filhos.
Quando Ogun chegou na aldeia de Nanã ele encontrou Nanã sozinha e então eles pelejaram por dias, até que Nanã venceu a Batalha e expulsou o cruel Ogun Onirê de suas terras, onde nunca mais pode entrar.
Nanã nunca se esqueceu da grande ajuda de Ijimun e então decidiu lhe dar um presente, Nanã não usa e nem gosta de metal então fez um Abebé para Ijimum de madeira e em forma de boneca, lhe deu também o direito de se ornar com os Kawuris (búzios, Nanã é a dona dos Búzios) e com palha e para sempre foram amigas.

Nanã é de poucos amigos, mas ela tem muita gratidão a Ijimú e a Asesun que são suas grandes amigas.
Ijimú é a Osun que foi bem recebida na família da Palha, desde então caminha com Nanã e todos os seus filhos e amigos, por isso vemos iniciadas a Osumarê e Osun, Osun e Obaluaie, Yewa e Osun, Osayn e Osun, e muitos outros afetos de Nanã que saúdam Ijimú pelo seu bom coração.
Além de Nanã, ela sempre anda com Osun Yabotô e as demais